Governador destaca atuação integrada das forças de segurança para avanços no enfrentamento à criminalidade

Em evento com vereadores e gestores municipais mineiros, chefe do Executivo enumerou ações do Estado que também contribuíram para melhoria nos indicadores

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema ressaltou os avanços do Governo de Minas no enfrentamento à criminalidade no estado, em palestra ministrada para vereadores e gestores dos municípios mineiros, nesta quarta-feira (6/3), em Belo Horizonte.

Zema foi um dos palestrantes do Congresso de Gestão Pública, promovido pelo Instituto Rui Barbosa - Escola de Gestão Pública, que aborda, nesta 11ª edição, a segurança pública nas cidades. 

“Podemos falar, com orgulho, que nosso estado e o de Santa Catarina são os mais seguros do Brasil”, disse o governador, em menção a uma pesquisa sobre a sensação de segurança da população, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O governador lembrou, ainda, que houve redução do número de crimes violentos em Minas nos últimos anos, de 54,5%, no período de2019 a 2023. 

“Isso ocorreu com gestão porque, para as políticas de segurança pública funcionarem adequadamente, precisamos trabalhar de maneira mais integrada. E avançamos muito nessa coordenação entre Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG) e Polícia Penal (Depen-MG), reforçando que o trabalho de um é continuação do outro”, ressaltou Zema.

Em sua apresentação, que também teve a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, o governador ainda atribuiu as melhorias aos investimentos realizados pela administração estadual nas forças de segurança, e o melhor aproveitamento de aeronaves para deslocar o Batalhão de Operações Especiais da PMMG para o combater, por exemplo, assaltos a bancos, em cidades como Uberaba e em Salinas. 

“Em 2016, houve 263 ocorrências de explosões a caixas eletrônicos e assaltos a bancos. Em 2023, foram três”, comparou.



Últimas