Governador destaca investimentos na educação durante agenda em João Monlevade

Programa do Governo de Minas vai destinar, ao todo, R$ 800 milhões para compra de equipamentos, mobiliários e carteiras escolares para todo o Estado

O governador Romeu Zema cumpriu agendas de trabalho na manhã desta quinta-feira (2/12), em João Monlevade, na região Central do Estado. Zema visitou a Escola Estadual Manoel Loureiro, que foi contemplada com recursos para a aquisição de equipamentos, mobiliários e recebeu conjuntos de carteiras escolares. Ao todo, as unidades de ensino estaduais do município receberam investimentos de R$ 1,36 milhão para a compra de equipamentos diversos e outros R$ 590 mil em conjuntos de mesas e cadeiras para professores e de carteiras para os alunos.

“Estamos trocando o mobiliário, fazendo um investimento de mais de R$ 800 milhões em muitas escolas do Estado. Lembrando que esta melhoria não se restringe somente à reforma dos prédios ou do mobiliário. Desde o início do nosso governo a verba para a merenda foi substancialmente melhorada, o que fez com que as refeições tenham melhor qualidade. Temos também repassado o valor correto de manutenção e custeio, de forma que qualquer pequeno reparo que venha a ser necessário possa ser feito imediatamente. Tudo isso tem assegurado uma melhoria no sistema educacional. O índice do Ideb comprovou que Minas Gerais, depois de oito anos de estagnação, avançou e bateu recordes em português e matemática”, destacou o governador, lembrando o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Cristiano Machado / Imprensa MG

Dos R$ 800 milhões anunciados pelo Governo de Minas para investimentos nas escolas, R$ 300 milhões foram destinados para a aquisição de conjuntos de carteiras escolares para alunos e professores e R$ 500 milhões para a compra de mobiliários e equipamentos. Os recursos foram encaminhados após levantamento das necessidades das unidades de ensino pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). O último investimento em itens como estes na rede estadual foi há oito anos.

O diretor da Escola Estadual Manoel Loureiro, Joel dos Santos Pereira, ressaltou a importância dos investimentos na unidade, que recebeu mobiliário e equipamentos diversos, como aparelhos de som, armários, bancos, eletrodomésticos, copiadoras e projetores, além das carteiras.

“Os recursos foram muito importantes para equipar a nossa escola e dar melhores condições para os estudantes e até mesmo para os professores. Adquirimos projetores e telas que serão aplicados nos nossos projetos que desenvolvemos aqui, aprimorando o desempenho dos alunos”, disse.

Desenvolvimento

Ainda em João Monlevade, o governador Romeu Zema participou da inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, na Associação Comercial de João Monlevade (Acimon), que tem como objetivo melhorar e simplificar o ambiente de negócios, facilitando o surgimento de novos empreendimentos no estado. Ela é resultado da parceria entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Sebrae Minas e as prefeituras.

Na Acimon, Zema se reuniu com representantes do setor produtivo e lideranças municipais e regionais para apresentar os projetos desenvolvidos pelo Governo e ouvir as demandas dos diversos setores. Ao lado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e de Governo, Igor Eto, ele ressaltou os resultados alcançados em sua gestão na atração de investimentos e na geração de empregos.

Cristiano Machado / Imprensa MG

“Temos melhorado o ambiente de negócios no estado, deixando bem claro que Minas é um lugar seguro para se investir. Nos 35 meses da nossa gestão, já superamos a marca de R$ 150 bilhões em atração de investimentos privados para Minas Gerais, valor pelo menos cinco vezes maior do que o último governo conseguiu. Na última semana, em reunião com a ArcelorMittal, assinamos um expressivo investimento de R$ 4,3 bilhões da empresa no estado. Ela tem uma unidade aqui no município, que vai gerar mais empregos e desenvolvimento para a região”, afirmou o governador.

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios. “Nós, prefeitos, temos contato direto com o cidadão. É muito bom ouvir que o Governo é parceiro na causa municipalista, fortalecendo o nosso trabalho”, disse.

Presidente da Acimon, Eduardo Drumond de Melo lembrou, ainda, que a visita do governador à associação valoriza a classe empreendedora. “Esse é um governo que é amigo de quem empreende, que ajuda quem gera emprego, com olhar diferenciado para o empreendedor. Como o governador vem do setor produtivo, ele entende as dores de quem produz e gera riqueza para o estado”, concluiu.