Governador detalha obras de recuperação na MGC-497, entre Uberlândia e Prata

Com investimento de R$ 37 milhões, intervenção é uma demanda da população e trará melhorias no acesso aos municípios e região

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (29/10), a realização das obras de recuperação da MGC-497 no trecho de 77 quilômetros entre as cidades de Uberlândia (BR-365/452) e Prata (BR-153). A intervenção é uma demanda da população e trará melhorias no acesso aos municípios e região.

O contrato com a empresa vencedora foi assinado por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG)

O valor estimado do investimento é de R$ 37 milhões, incluindo material para asfaltamento, supervisão e acompanhamento dos trabalhos.

O recurso é fruto do acordo da Vale fechado com o Estado para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho no mês de janeiro de 2019.

O Termo de Reparação visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

As obras devem começar em janeiro em 2022 com as atividades de mobilização.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Zema afirmou que a recuperação das estradas mineiras é fundamental para alavancar a economia dos municípios e gerar desenvolvimento e emprego.

“A boa notícia é que em janeiro daremos início às obras. A previsão é de que ano que vem as obras sejam concluídas , dependendo das condições climáticas. Sabemos que, além dessa estrada, muitas outras estão ruins. Há muitos anos Minas Gerais não recupera suas estradas, mal dá uma manutenção adequeada. Mas mais de mil quilômetros de rodovias vão ser recuperados com a verba do acordo da Vale", avaliou Zema.

O governador também detalhou: "com a melhoria da situação financeira, esperamos que em um prazo de um dois anos, todo o estado esteja com as suas estradas com uma situação considerada satisfatória".

O prefeito do Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, ressaltou a importância da reforma da rodovia. “Nossa região ganhará muito com essa obra. Essa rodovia gerava muitas dificuldades. A 497 e várias  outras rodovias estavam em situação precária e o governador está resolvendo essa situação", comentou.

Também participaram do evento deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, entre outras autoridades de Minas.

Visita à Cooprata

Ainda na cidade, o governador visitou as instalações da Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata ( Cooprata).

Fundada em 1965, com foco no produtor de leite, a cooperativa se desenvolveu a partir do trabalho conjunto de seus associados, conquistando um importante espaço no mercado.

Com 1.873 cooperados, o grupo possui uma fábrica de ração, supermercado, loja agropecuária, laticínio e uma fábrica - com produção de doce de leite, muçarela, requeijão, queijo minas e bebidas lácteas, além de leite de saquinho.