Governo de Minas e Fiemg anunciam na COP 26 mapeamento das 200 maiores indústrias do estado

Proposta busca contribuição dessas empresas para alcance das metas de mudanças climáticas, avançando na preservação do meio ambiente 

imagem de destaque
Na COP 26, Romeu Zema destacou o empenho do Estado em fomentar o desenvolvimento sustentável
  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quinta-feira (11/11)  do anúncio do mapeamento das emissões e da captura de carbono da cadeia produtiva das 200 maiores indústrias de Minas Gerais. O evento foi realizado na sede do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), durante a COP-26, em Glasgow, na Escócia. O objetivo é que essas empresas contribuam para o alcance das metas de mudanças climáticas e preservação do meio ambiente. 

O chefe do executivo destacou o empenho do Estado em fomentar o desenvolvimento sustentável. “Queremos deixar claro que o produto mineiro será produzido com preocupação ambiental. Em Minas Gerais, o setor produtivo atende à nossa adesão ao Race to Zero (Corrida para o Zero), tanto a indústria quanto a agricultura, o que é uma importante parceria. Temos investido na redução do carbono e Minas tem total condições de contribuir com essa ação mundial”, afirmou.

O portfólio apresentado na conferência foi construído em parceria firmada entre o Governo de Minas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Fiemg. O documento contém iniciativas, ações e projetos voltados para a economia de baixo carbono e, também, medidas de enfrentamento e adaptação aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas tomadas por diferentes instituições públicas e privadas localizadas no estado. 

Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a ação mostra a preocupação das indústrias de Minas Gerais no cuidado com o meio ambiente. “Essas primeiras 200 indústrias são importantes para que possamos fazer um diagnóstico do setor. Isso é necessário para vermos o que é preciso fazer e quais são as leis que interferem, hoje, no meio ambiente e na indústria. Estamos fazendo este esforço para reduzir o impacto da indústria no meio ambiente. É uma ação para vermos o que está acontecendo, o que estamos fazendo e, ainda, o que podemos fazer. Começaremos com essas 200 grandes indústrias em Minas para ampliarmos isso no futuro. É um marco. Vamos avaliar, ver as leis e propor mudanças junto ao parlamento e o Governo”, disse. 

O Iclei é uma rede global com mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O programa é ativo em mais de 125 países, discutindo políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento sustentável.

COP-26

A 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia, começou em 31/10. O evento reúne líderes mundiais com o objetivo de definir metas para o combate da crise climática que o planeta enfrenta. 

Ainda nesta quinta-feira (11/11), o governador Romeu Zema discursa no evento de zona de ação em Cidades, Regiões e Ambiente Construído. Ele também acompanha a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, na apresentação do portfólio de Liderança climática de atores subnacionais no Reino Unido e além. 



Últimas