Governador e ministro da Agricultura apresentam balanço do AgroNordeste em Minas

Foco é apresentar ações desenvolvidas em prol do semiárido mineiro e que geraram impacto para milhares de produtores rurais

imagem de destaque
Durante o encontro, houve a entrega de homenagens para oito produtores da região e de títulos de regularização fundiária rural
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (19/10), do Agronordeste, evento de apresentação dos resultados e perspectivas para o semiárido, realizado no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, no Norte de Minas. O encontro de produtores é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O foco é apresentar ações desenvolvidas em prol do semiárido mineiro e que geraram impacto positivo para milhares de produtores rurais.

Cerca de mil pessoas participaram do evento. Durante o encontro, houve a entrega de homenagens para oito produtores da região que receberam a premiação da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além disso, durante a cerimônia, o Sebrae apresentou os resultados para o agronegócio do norte mineiro e houve a assinatura do Financiamento Rural do Banco do Nordeste (BNB). Por fim, o Mapa entregou ainda títulos de Reforma Agrária do Projeto de Assentamento Posto Agropecuário do Município de São João da Lagoa.

Marco Evangelista / Imprensa MG

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou as ações da União e a parceria com o Governo de Minas nas ações que visam dar qualidade de vida aos produtores do campo. “Venho a Montes Claros para mostrar as grandes conquistas do governo para a região, como as parcerias com o Sebrae, Banco do Nordeste e a Semear, por meio da Faemg. No atual governo federal, o produtor rural tem dignidade e conta com o apoio e ação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que também atua em conjunto para melhorar a vida dos agricultores”, disse o ministro.


O governador Romeu Zema ressaltou medidas que estão sendo adotadas em Minas para ampliar e melhorar a produção do agronegócio.

“O Governo de Minas tem dado todo o apoio possível ao setor, e fico feliz de ver os avanços que estamos tendo. Em 2022, tivemos condições de iniciar a recuperação das rodovias mineiras. Cerca de 2,5 mil quilômetros de asfalto novo estão em execução e, até o final do segundo governo, serão mais de 10 mil quilômetros recuperados. Sem rodovia boa não tem como escoar a produção”, afirmou.

“A Cemig está fazendo o maior programa de investimento da história da empresa, que vai levar energia trifásica para todos micro e pequenos produtores rurais do estado. Isso significa mais capacidade de produção, quem precisar ligar um equipamento maior, vai ter energia suficiente”, acrescentou o governador.

Regularização Fundiária Rural

Marco Evangelista / Imprensa MG

Em Minas, o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural é uma das principais ações do governo para garantir a democratização do acesso às terras devolutas. É um fator de solução de conflitos sociais, garantia do direito à terra e a melhoria da qualidade de vida de agricultores e agricultoras, promovendo a cidadania no campo. Além da garantia da posse da terra, o beneficiário passa a ter a possibilidade de acesso a várias linhas de crédito e de financiamento para o plantio, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

“Já entregamos mais de 5 mil títulos de regularização fundiárias e temos como objetivo elevar esse número. Queremos que quem produz tenha essa segurança de ter sua terra regular. Além disso, a criminalidade rural caiu cerca de 42% em Minas, temos dado andamento à distribuição de kits de irrigação para as comunidades do semiárido que necessitam, e também estamos investindo na implantação do centro integrado de abastecimento de água. São ações que têm impacto positivo na produção. O estado não pode ser um obstáculo, tem que ser o apoio para o produtor”, ressaltou o governador Romeu Zema.

Dos cerca de 5 mil títulos mencionados pelo governador, aproximadamente 2,4 mil foram entregues no Norte de Minas, sendo oito no município de Montes Claros.



Últimas