Governador em exercício supervisiona obras do Mãos Dadas em São Joaquim de Bicas

Escolas vão oferecer ensino em tempo integral com parceria entre Estado e município

O governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus, vistoriou as futuras instalações de duas unidades educacionais de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nessa terça-feira (14/11).

Acompanhado do prefeito Guto Resende, Professor Mateus observou o andamento das obras de ampliação da Escola Municipal Domingos Justino de Andrade e de construção do Centro de Tempo Integral, no bairro Tereza Cristina, que devem ser concluídos até junho de 2024, com recursos do Projeto Mãos Dadas.

Os dois empreendimentos são responsáveis por R$ 18,8 milhões dos R$ 85 milhões do Mãos Dadas em São Joaquim de Bicas. Por meio desse programa, a demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental é municipalizada e o Governo de Minas repassa recursos para a prefeitura. Serão dez unidades contempladas na cidade, o que beneficiará cerca de 3,6 mil estudantes de educação infantil, ensino fundamental e técnico, garantindo assim uma série de consequentes ganhos, analisa o governador em exercício.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“Isso resulta em melhoria da qualidade do ensino. Estamos falando de escolas em tempo integral, alunos que terão que se deslocar menos, o que melhora conforto e segurança para eles, e reduz custo para a prefeitura, que não precisará ter tantos ônibus de transporte escolar”, diz Professor Mateus. “Esses 3,6 mil alunos passarão a ser atendidos em escolas climatizadas, com ar-condicionado, quadras poliesportivas, no padrão que permite que o estudante aprenda bem”, complementa.

O Centro de Tempo Integral terá um investimento de R$ 9,8 milhões para proporcionar aulas de reforço, cursos de robótica, teatro e de esportes, e contará também com uma piscina semiolímpica, integrada ao complexo poliesportivo da cidade.

Já a ampliação da Escola Municipal Domingos Justino de Andrade tem orçamento de R$ 9 milhões, em um projeto que prevê salas de aula amplas, laboratório de informática, laboratório de química, biblioteca, sala multiuso, refeitório, cozinha, banheiros acessíveis, uma quadra poliesportiva totalmente coberta, com vestiários masculinos e femininos equipados com chuveiros.