Governador empossa novo advogado-geral do Estado de Minas Gerais

Chefe do Executivo empossou Fábio Nazar e agradeceu a Sérgio Pessoa pelos quase sete anos à frente da AGE-MG

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema empossou o novo advogado-geral do Estado, Fábio Murilo Nazar, na manhã desta quarta-feira (29/10), na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença de autoridades e familiares de Fábio Nazar e outros convidados.

O chefe do Executivo mineiro agradeceu a Sérgio Pessoa, que ocupou o cargo de advogado-geral do Estado por seis anos e nove meses. “O doutor Sérgio foi um dos mais longevos a ocupar o cargo, e enfrentou diversos desafios nesse percurso, como a tragédia de Brumadinho. Conseguimos realizar o acordo celebrado dois anos e meio após a tragédia, e que até hoje está reverberando em obras e melhorias para as áreas atingidas”, destacou.

 

 

"Tenho certeza que o doutor Fábio vai continuar essa construção que foi tão bem conduzida até aqui pelo doutor Sérgio. Terá todo o meu apoio. Temos muito o que fazer. Costumo dizer que, até o momento, nós consertamos muitas coisas, mas ainda temos um longo desafio", destacou Romeu Zema.

 
   
   

 

Defesa do interesse público

Fábio Nazar descreveu o novo desafio como algo honroso. “É certo que à Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) cabe a consultoria e a defesa jurídica dos interesses do Estado, e não é só o Executivo: é o Executivo e todos os seus poderes que não tenham representação específica. Essa missão que nos é dada tem como escopo a defesa, sobretudo, do interesse público, não a defesa do governante em si”.

“Mas, é certo que quando nós temos um governo sério, honesto e dedicado, como é o caso do governador Romeu Zema e do vice-governador, Mateus Simões, essa tarefa fica mais fácil e mais agradável para todos nós, membros da AGE. Fica aqui o meu agradecimento pela confiança”, frisou Nazar.

Sobre Fábio Nazar

O novo Advogado-Geral é procurador do Estado desde 2002, quatro anos após ser graduado em direito pela Fundação Universidade de Itaúna. Ele também foi procurador-chefe da Procuradoria do Tesouro, Precatórios e Trabalho (PTPT) e até o presente atuava como advogado-geral adjunto da AGE-MG.

Fábio Nazar foi o primeiro procurador de Estado nomeado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como membro titular do Comitê Nacional de Precatórios do CNJ (Fonaprec). Desempenha a função desde 2021, tendo sido nomeado por três vezes consecutivas.

Também é membro titular do Fórum no âmbito estadual. Foi integrante da Comissão de Precatórios da OAB/MG (2016-2018) e vice-presidente da Comissão de Direito Civil da OAB/MG (2016 e 2018) e da Comissão de Advocacia Dativa.

Na área acadêmica, é pós-graduado em Direito Público pelo Centro Universitário Newton de Paiva (2004) e mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos (2009). É professor do Centro Universitário Arnaldo (UniArnaldo) desde 2003, onde foi coordenador-geral do curso de Direito (2012 e 2017) e assessor de Relações Institucionais.



Últimas