Governador participa da 10ª Semana Internacional do Café em BH

Evento é considerado um dos maiores do mundo e reúne produtores de todo o estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema visitou, nesta quinta-feira (17/11), a 10ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada no Expominas, em Belo Horizonte. A feira, que acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, é considerada uma das maiores do mundo no segmento e tem como objetivo conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

O estado é o maior produtor do país e destaque internacional na produção do grão. Se Minas Gerais fosse um país, seria a maior nação produtora de café do mundo. Somente em 2021, foram 22,1 milhões de sacas produzidas.

Durante a feira, o governador prestigiou os cafeicultores mineiros. Romeu Zema passou pelo estande da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), visitou a área do café Campos Altos e terminou a visita no estande do Governo de Minas, montado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

"Estamos muito satisfeitos com eventos como este que atraem turistas e, melhor ainda, mostram que Minas tem condições de atender todos os clientes que querem comprar café, dos commodities aos especiais. O Estado tem feito tudo que é possível para dar apoio ao produtor, não só na técnica de produção, como na criação de ambiente para que a produção seja viável, agindo na recuperação de estradas, levando energia trifásica para todos produtores rurais e removendo entraves burocráticos que dificultam a vida de quem trabalha. Com certeza, vamos colher resultados nos próximos anos. Já demos os primeiros passos, mas ainda temos muito o que fazer", disse Romeu Zema.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG



Semana Internacional do Café

A SIC foi criada em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café. Durante a feira de negócios, as principais forças da agroindústria do café se reúnem em Belo Horizonte. Ao longo dos três dias de feira, a organização espera uma movimentação de R$ 55 milhões em negócios, com público estimado de 20 mil pessoas.

O visitante conta com conteúdo de ponta por meio de palestras, cursos, workshops, competições, pesquisas e degustações orientadas.

O Governo de Minas participa do evento desde a primeira edição. Neste ano, conta com um estande com técnicos da Seapa, da Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) disponíveis para tirar dúvidas sobre processos produtivos do café e dar informações sobre políticas públicas e ações para o segmento.

"Um evento como a SIC vem coroar o trabalho do Governo de Minas e da iniciativa privada para que o produtor, cada vez mais, tenha acesso às tecnologias, condições de ter um produto com valor agregado, tenha renda e emprego. É isso que a gente quer que aconteça, nos próximos anos, para a agropecuária e para o café mineiro", afirmou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.



Últimas