Governador participa da abertura da 18ª Expoleste em Governador Valadares

Considerada o principal evento empresarial da região, feira deve receber público de 60 mil pessoas

O governador Romeu Zema participou, na noite desta quarta-feira (18/5), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, da abertura da 18ª Expoleste (Mostra Empresarial do Leste Mineiro). Considerada como o maior evento empresarial da região, a feira contará com aproximadamente 150 empresas expositoras e público estimado de 60 mil pessoas ao longo dos cinco dias de realização.

O chefe do Executivo estadual participou da cerimônia de desenlace da fita de abertura da feira e, na sequência, visitou a exposição. Romeu Zema destacou a importância da feira, tanto para a economia quanto para o turismo local.

"É  uma enorme satisfação estar novamente em Governador Valadares para participar da abertura da Expoleste que, nos dois últimos anos, não aconteceu por conta da pandemia. Uma feira como essa é extremamente importante, pois gera movimentação econômica, criando oportunidade para diversas empresas mostrarem seus produtos aos clientes. Além disso, é uma exposição que fomenta o turismo, uma atividade tão afetada pela pandemia e que agora está sendo retomada", disse.

Também participaram da solenidade a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, além de deputados estaduais e federais, e outras autoridades.

A Expoleste é um evento organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE). O presidente da instituição, Jackson Lemos, destacou que a expectativa é bater o recorde de movimentação financeira ao longo dos dias de feira.

"A Expoleste já se consolidou como uma fonte de impulsionamento da economia. Para se ter ideia, em 2018, foram mais de R$ 22 milhões movimentados ao longo dos dias de feira. Em 2019, foi mais de R$ 30 milhões. O objetivo neste ano é batermos o recorde", disse.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Expoleste

A Mostra Empresarial do Leste Mineiro foi criada em 1998 pela Associação Comercial, como parte da Exposição Agropecuária. Por integrar a programação da Expoagro, acontecia no mês de julho no Parque de Exposições de Governador Valadares. Foi assim nos anos de 1998 a 2001. Porém, com seu crescimento, houve a necessidade de um espaço próprio, passando então a acontecer separadamente.

Em 2002 foi transferida para o Unicentro da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), por meio de uma parceria firmada entre a Associação Comercial e a Universidade, local onde ela está atualmente.

Um dos destaques da edição do evento em 2022 é a Expocasa, uma residência construída para a exposição em um espaço de 848 metros quadrados, contando com os espaços externos de jardim.

A Expoleste consta no Calendário de Feiras e Exposições Comerciais Industriais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e do calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ações de desenvolvimento

Ao longo do evento, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) realizará reunião com prefeitos e empresários da região para apresentação de linhas destinadas a eles, como o Edital de Municípios 2022, cujo prazo de inscrição termina no dia 30 de maio, e o Recupera Minas, voltado às cidades e pessoas atingidas pelas chuvas de 2021.

O Governo de Minas investe no desenvolvimento econômico de Governador Valadares e região. Cerca de R$ 17 milhões foram captados pela Invest Minas, entre 2019 e 2022, em duas empresas atraídas para a cidade, gerando 4,6 mil empregos diretos e indiretos. O município também faz parte do Minas Livre para Crescer, programa que busca a desburocratização, e integra o Arranjo Produtivo Local de gemas e joias.

Além disso, por meio do Minas Reurb, foram emitidos 893 títulos de regularização urbana, em 2020 na região. Por meio da Cemig, também foram investidos 48 milhões na cidade, sendo R$ 43,35 milhões em distribuição, melhorando a qualidade da energia na região.