Governador participa da abertura do 19ª Festival Mundial de Cachaça de Salinas

Município considerado a capital nacional da bebida reúne maior número de produtores do país e 166 marcas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (16/7), em Salinas, no Norte de Minas, da abertura do 19ª Festival Mundial de Cachaça de Salinas. Minas é líder nacional na produção de aguardente, concentrando 1.908 marcas da bebida. Salinas, considerada a capital nacional da cachaça, conta com maior número de produtores do país, somando 166 marcas.

O festival prevê a atração de 30 mil pessoas, 79 expositores e geração de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Entre janeiro e junho de 2022, Minas exportou 135 toneladas de cachaça, com um faturamento de US$ 753 mil, aumento de 200% na receita e 70% no volume exportado em relação a 2021.

Durante atendimento à imprensa, Zema citou a importância do evento na divulgação de um dos principais produtos da economia mineira. “Queremos dar todo apoio ao produtor. Já direcionamos linhas de crédito para que os micro e pequenos produtores possam estruturar melhor a produção e atender às normas sanitárias. O estado quer contribuir com o desenvolvimento da região. Temos os melhores queijos do mundo, o melhor café e a melhor cachaça”, afirmou.

Saúde

O governador também visitou, em Taiobeiras, na mesma região, o serviço de Oncologia Clínica Renato Almeida, no Hospital Santo Antônio, com capacidade para atender 200 pacientes/mês. A ala oncológica foi inaugurada em junho. A unidade vai atender dez municípios, descentralizando os atendimentos em Montes Claros e acabando com o deslocamento dos pacientes.

De acordo com Zema, a criação do serviço significa um grande avanço, pois dará mais qualidade de vida para a população que precisava se deslocar para centros maiores no momento em que a saúde está frágil.



Últimas