Governador participa da Formatura de Aspirantes 2021 da Polícia Militar de Minas Gerais

Romeu Zema, que foi o paraninfo da turma, destacou os valores da Academia bicentenária

  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nessa sexta-feira (3/12), na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, da Formatura de Aspirantes 2021. Zema foi o paraninfo da turma composta por 122 formandos.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO), também chamado de Curso de Bacharelado em Ciências Militares, tem o objetivo de desenvolver a formação integral do futuro Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais.

Durante o seu discurso, o governador destacou a importância da preparação e da capacitação dos militares por meio de conhecimentos e habilidades. “O nosso estado se tornou o mais seguro do país em função dos ensinamentos dessa Academia. A melhora dos nossos indicadores de segurança está relacionada a essa preparação”, afirmou.

Ainda em relação à melhora dos índices, Zema chamou atenção para o trabalho integrado das Forças de Segurança. “Ninguém consegue sucesso sozinho. Nós precisamos criar essa mentalidade dentro das instituições públicas. Não podem existir barreiras, temos que trabalhar sem muros”, alertou.

Conselho

O governador deixou um conselho aos formandos. “Valores não podem ser negociados. Valores acima de tudo. Quem negocia valores, um dia vai pagar um preço muito alto. Deixo aqui um conselho que considero muito valioso”, disse.

Ao se formar no CFO, o militar é declarado Aspirante a Oficial. Em seguida, passa por um período de arregimentação de seis meses, já classificado em uma das diversas unidades espalhadas pelo estado. Ao final do período de arregimentação, comprovada a vocação para o oficialato pela maioria dos oficiais da unidade, o aspirante é promovido ao posto de 2º tenente.

Missão

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Souza, frisou que o oficialato é um sacerdócio. Segundo ele, e preciso entrega, doação e, muitas vezes, deixar os interesses pessoais em segundo plano em prol de um bem maior.

“Muitas vezes não haverá hora para voltar ao lar, mas ao retornarem estarão com a sensação de dever cumprido. Hoje, ao serem declarados aspirantes a oficial vocês recebem o legado de bem gerir e conduzir nossa instituição e perpetuarem nossos valores”, enfatizou o coronel.



Últimas