Governador participa da Semana Internacional do Café e destaca a importância do setor para Minas Gerais
Evento recebeu cerca de 25 mil pessoas de mais 40 países, reafirmando o papel do estado como referência mundial na produção de café
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do último dia da Semana Internacional do Café 2025, nesta sexta-feira (7/11), no Expominas, em Belo Horizonte.
Com crescimento de 50% em relação ao ano passado, a 13ª edição do evento reuniu 240 expositores e recebeu a visita de cerca de 25 mil pessoas de mais 40 países, reafirmando o papel de Minas Gerais como referência mundial em qualidade, pesquisa e sustentabilidade na produção de café.
O chefe do Executivo mineiro participou do Encontro dos Profissionais do ATeG Café + Forte, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). "Quero aqui reconhecer o trabalho da Faemg em prol da cafeicultura. No ano passado, o desempenho das exportações do agro mineiro foi excepcional, pela primeira vez superamos as exportações da mineração, e quem mais teve esse impacto positivo foi o café. Andando pelo mundo, o que eu tenho visto e escutado é que Minas Gerais é, hoje, uma referência em café, não só pela quantidade que produz, como também pela qualidade", destacou o governador.
Romeu Zema frisou ainda a importância do trabalho dos técnicos da Faemg. "São eles que levam a orientação adequada, a orientação técnica aos cafeicultores, fazendo com que evitem custos desnecessários e também consigam uma receita extra, dependendo dessa maior produtividade e qualidade. E um produtor que tem uma renda adequada é um profissional que vai aprimorar mais ainda a sua produção, investindo mais".
Premiação e entrega de comenda
O governador também participou da cerimônia de premiação do Concurso Florada Premiada, realizada pelo Grupo 3 Corações. O evento, que tem como foco as mulheres produtoras de café, recebeu 1.075 inscrições de cafeicultoras e bateu recorde de amostras.
Ao final do evento, o chefe do Executivo estadual vistoriou o stand do Sicoob, onde recebeu a comenda Semeador do Cooperativismo, do Sicoob Central Crediminas. A honraria destaca personalidades que estão atuando para o fortalecimento e a valorização do cooperativismo em Minas Gerais e no Brasil.
Ainda na feira, o governador aproveitou para conhecer outros stands e provar os mais variados tipos de café produzidos em Minas Gerais.