Governador participa de abertura do 12º Fórum Liberdade e Democracia em Belo Horizonte

Em palestra, Romeu Zema ressalta desafios do Brasil e destaca ações do Estado para melhorar a vida dos mineiros

  • ícone de compartilhamento

Marco Evangelista / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (18/10), da abertura do 12º Fórum Liberdade e Democracia, em Belo Horizonte. Na oportunidade, o chefe do Executivo fez uma palestra para o público sobre o tema “Brasil em desconstrução”.

Um dos destaques apresentados por Zema foi o trabalho do Estado para atração de investimentos, com geração de empregos e melhoria da vida dos mineiros.

“Em 32 meses, já conseguimos trazer R$ 130 bilhões em investimentos para Minas. Faço questão de dizer para o investidor que nada ficará engavetado no Estado e que, caso ocorra, ele pode recorrer diretamente a mim. Claro que existe um trâmite, mas nada mais fica parado por cinco anos ou mais. O que antes levava sete anos, hoje, em seis meses nós resolvemos”, disse.

Romeu Zema ressaltou o esforço para que as cidades se tornem cada vez mais atrativas para investimentos e se tornem polos, como, por exemplo, as cidades de Juruaia, referência em lingeries, e Nova Serrana, conhecida como ‘capital dos calçados’.

O governador também anunciou o interesse em novas concessões do Estado, a exemplo da recém-realizada no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. “Temos muito ainda que avançar com as privatizações, o processo é moroso e complexo, mas estamos no caminho. Em janeiro, começaremos as concessões dos lotes de rodovias em MG”, afirmou.

O governador salientou, por fim, que o Governo do Estado tem se esforçado para trazer melhorias para os mineiros.

“Estamos fazendo tudo que é possível para nos aproximar do ideal. A resistência é muito grande, mas temos de ter consciência que isso faz parte da nossa cultura. Por mais que nós nos esforcemos e tenhamos uma comunicação adequada, isso é uma tarefa para gerações. Mas temos que começar o processo - e a notícia boa é que nós começamos. O que deu certo no mundo é o que queremos fazer”, disse.

O evento, realizado presencialmente e, também, on-line, traz debates sobre questões econômicas, políticas e sociais de Minas Gerais. O fórum é promovido há doze anos em Belo Horizonte pelo IFL-BH (Instituto de Formação de Líderes), reunindo cerca de 350 pessoas no local e mais de 200 mil pessoas virtualmente. A 12ª edição foi organizada no Teatro do Centro Cultural Unimed, na capital mineira.



Últimas