Governador participa de evento técnico-científico da Avimig

Romeu Zema destacou a importância da avicultura na geração de empregos no estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nessa quinta-feira (27/6), em Belo Horizonte, do Avicultor 2019, evento técnico-científico promovido pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig). Acompanhado da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, o governador disse que a avicultura é extremamente importante para o agronegócio do estado.

“Temos uma geração expressiva de empregos ligada ao setor. Acabamos de receber os dados de maio do Caged e Minas Gerais ficou em primeiro lugar no Brasil na geração de empregos, com 18.380 novas vagas. Suponho que parte disso já deva ser fruto do nosso trabalho e o agronegócio deve estar contribuindo para isso, com toda certeza”, pontuou Zema.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de produção de aves e o primeiro nas exportações de frango. De acordo com o IBGE, em 2018 a avicultura mineira respondeu por 7,3% da produção de carne de frango e 9,1% da produção de ovos do país. A Avimig estima que o parque avícola de Minas Gerais empregue mais de 400 mil pessoas, considerando empregos diretos e indiretos.

De acordo com levantamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, o estado tem 1.751 granjas de corte, 208 granjas de postura de ovos de consumo, 29 granjas de outras aves comerciais (codornas e perus), 17 abatedouros com inspeção federal (SIF) e 9 com inspeção estadual (SIE).

A secretária Ana Valentini destacou a importante contribuição da associação pelos serviços prestados à avicultura mineira e brasileira, e lembrou a parceria que a organização mantém com as vinculadas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A Avimig é uma parceira fundamental, com efetiva atuação de seus conselhos técnicos, e possui representação nas câmaras e comissões ligadas à secretaria e ao IMA. Além disso, já desenvolveu importantes trabalhos com a Emater-MG, a exemplo do primeiro levantamento da atividade no estado, ainda na década de 70.”

O presidente da Avimig, Antônio Carlos Vasconcelos Costa, destacou o comprometimento do governador. “Governador, recentemente o senhor nos recebeu, acompanhado da secretária, e nos prometeu que estaria neste evento. Promessa cumprida. Muito obrigado, Romeu Zema, por estar presente.”

Participaram do evento o deputado federal Domingos Sávio e os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Coronel Henrique, o subsecretário de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, e o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes.

Programação

O Avicultor é um evento técnico-científico que reúne empresas, consumidores e pesquisadores do setor avícola de todo o país para promover a troca de conhecimentos, parcerias e negócios. Na programação deste ano, Izabella Gomes Hergot, médica veterinária do IMA, apresentou o plano de ação do Serviço Estadual de Defesa Sanitária Avícola. Também foram discutidos temas ligados à avicultura de corte e de postura, capacitação para mão de obra de frango de corte, prevenção de controle de doenças, entre outros assuntos.

Fundesa

O Fundo de Defesa Sanitária de Minas Gerais (Fundesa), criado com a participação do IMA, é apoiado pela Avimig. O Fundesa tem o objetivo de arrecadar recursos para o suporte de ações no caso de prevenção e erradicação de doenças que acometem bovinos, suínos e aves, constituindo-se em uma importante ferramenta para garantir a sanidade dos animais.

Os recursos do fundo podem ser utilizados para indenizar o produtor que tiver animal abatido por doença, realizar ações de controle e prevenção das enfermidades e atender emergências sanitárias.