Governador participa de feira de arte, cinema e cozinha mineira em Nepomuceno

Cidade do Sul de Minas, que sedia evento até domingo (24/4), é uma das maiores produtoras de café no estado

Marcelo Barbosa / Imprensa MG

O governador Romeu Zema visitou o município de Nepomuceno, no Sul de Minas, neste sábado (23/4), para acompanhar o 1º Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira, que vai até domingo (24/4). O evento tem foco no desenvolvimento da cadeia produtiva do café, principal grão produzido na região, e conta com apresentações gastronômicas, shows, exibição de filmes e oficinas.

Uma das principais atrações do evento é a tentativa de bater o recorde mundial de degustação de café. Durante a feira, uma equipe do Guinness no festival acompanhou a ação que reuniu cerca de duas mil pessoas que tomaram shots de café ao mesmo tempo. A expectativa é a de que a cidade bata o título que atualmente pertence a Moscou, na Rússia.

Toda a estrutura da festa, desde os estandes, tendas, até os palcos que recebem os artistas, está montada no entorno da praça principal da cidade. O governador visitou a feira, conversou com os participantes e deu a palavra de início para a degustação histórica na cidade.
“Esse festival tem tudo a ver com o que Minas Gerais tem de melhor: uma gastronomia diferenciada e apreciada em todo mundo; o café, que tem uma enorme força econômica. Se Minas fosse um país, seria o maior produtor do grão no mundo. Temos cafés da maior qualidade”, disse o governador.

A organização é da Prefeitura Municipal, junto com o Sindicato dos Produtores Rurais, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Nepomuceno. O evento é uma ação que coloca a cidade no mapa de eventos turísticos culturais. A feira conta com o Selo Evento Seguro, que atesta que os protocolos de saúde e segurança definidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) são cumpridos.

Marcelo Barbosa / Imprensa MG

A prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes, comemorou a realização da feira. “Este é o primeiro evento no pós-pandemia e marca uma nova etapa da vida das pessoas depois de tanto sofrimento. Esperamos que a feira seja um sucesso e que o recorde seja alcançado, para que coloque Nepomuceno, além da condição de grande produtor de café, no mapa turístico do estado”, destacou.

A festa conta também com o Selo Cozinha Mineira, que visa reconhecer a culinária como patrimônio cultural de Minas Gerais. Durante o evento, os visitantes participaram de ações voltadas à valorização da cozinha mineira, como aulas de culinária e degustações.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, prestigiar a comida mineira mostra a importância do alimento como bem cultural e turístico. “Um dos primeiros projetos que apresentei ao governador foi a ideia de fazer da cozinha mineira um patrimônio histórico de Minas Gerais e do Brasil. Temos a mania histórica de valorizar o que vem de fora e precisamos mudar isso. E a comida mineira é importante também, pois é um segmento e atrativo importante do turismo no estado”, disse o secretário.

Café

A cidade de Nepomuceno conta com 1,8 mil produtores de café, sendo que 1,2 mil são agricultores familiares, e uma área cultivada de 15 mil hectares. No Sul de Minas, o número de cafeicultores está entre 68 mil a 70 mil. Em 2022, a estimativa é que Nepomuceno produza cerca de 146 mil sacas de café, enquanto o Sul de Minas deva chegar a 12 milhões de sacas. Até 2020, a região era responsável por 47% da produção estadual de café, em 43% da área destinada ao cultivo no estado.

Neste sentido, seguindo a temática do evento na cidade, um dos espaços de destaque é o Café Show, destinado ao mundo técnico do café, juntamente com baristas e parceiros da base cafeeira brasileira.

Participantes do Festival realizam apresentações de baristas renomados, feira de negócios, workshops e palestras, em que o público conhece mais de perto muitas curiosidades sobre a cafeicultura, entre elas, poder viver um momento sensorial do café de qualidade x café tradicional.

No Circuito Café com Leite, a Concafé, que é o consórcio de municípios produtores da região, apresenta aos visitantes as riquezas do café de cidades do entorno de Nepomuceno.