Governador participa de lançamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sudeste

Objetivo é unir as ações dos estados para aprimorar o combate à violência

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (27/9), da cerimônia de implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional - Sudeste (CIISPR-SE), em São Paulo. O Centro, sediado na capital paulista, é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que investiu R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos tecnológicos e recursos humanos para o projeto estratégico. Os governadores da região Sudeste assinaram um acordo de cooperação entre os estados e descerraram a placa de inauguração.

O projeto vai reunir, dentro de uma mesma estrutura física, equipes multidisciplinares compostas por profissionais de inteligência do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e São Paulo, além de órgãos federais. Minas terá dois policiais atuando presencialmente no centro integrado, um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar.

O governador Romeu Zema destacou a integração dos estados na busca por melhorias. “Este é um momento que representa avanço na segurança de Minas, do Sudeste e do Brasil. Segurança é um dos pilares do desenvolvimento, junto com educação e saúde, além de outros fatores, que juntos, são importantes para gerar empregos. Ninguém quer investir em um local que não se sabe como é a segurança”, disse.

Zema também colocou Minas à disposição para contribuir no avanço do novo centro integrado. “Essa integração é importantíssima, trata-se de um passo muito grande para garantirmos que a região Sudeste se transforme em uma referência na segurança pública. Fico muito satisfeito de contribuir com os nossos estados irmãos, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo”, acrescentou.

O objetivo do CIISPR-SE é promover a coordenação de esforços e inteligência voltada para o enfrentamento de ameaças na esfera da segurança pública. Uma das frentes de trabalho é a coleta de informações sobre integrantes de organizações criminosas para subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, drogas e redução de violência criminosa.

Todas as regiões do país contarão com centros integrados. A rede CIISP passará a ter acesso a mais de 400 bases de dados das 27 unidades federativas do país, criando uma rede integrada entre as agências de inteligência do Brasil.

O evento contou também com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública de MG, Rogério Greco, e outras autoridades.

Participaram da solenidade de descerramento da placa os governadores Romeu Zema (MG), João Dória (SP) e Claudio Castro (RJ), o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo, os secretários de Estado Marcello Paiva (Justiça/ES) e General Campos (Segurança Pública/SP), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Minas contra a violência

Minas Gerais tem investido no combate à violência, tornando-se um exemplo. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a agosto deste ano, o Governo do Estado registrou resultados significativos na queda dos índices de criminalidade. Dos nove tipos de crime analisados, sete tiveram redução.

Em relação aos crimes violentos, a queda foi de 21,52% no comparativo com o mesmo período de 2020. Nos homicídios consumados, a redução foi de 8,99%. Já no roubo consumado, o recuo foi de 27,54%.