Governador participa de posse da nova defensora pública-geral de Minas Gerais

Raquel da Costa Dias foi eleita com 93% dos votos para o biênio 2022-2024

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (23/5), da posse da nova defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias. Ela assume o mandato do biênio 2022-2024, após ser eleita com 93% dos votos dos defensores públicos do Estado. Raquel é a quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Ela substitui Gério Patrocínio Soares, que deixa o cargo após dois mandatos.

A cerimônia ocorreu no auditório da sede I da DPMG, em Belo Horizonte. Além do governador, estiveram presentes membros do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, representantes do DPMG, demais autoridades e convidados.

O governador parabenizou a nova defensora-geral. “Fico muito feliz por termos mais uma mulher à frente da Defensoria Pública. Nesses últimos dois anos, tivemos cerca de cem reuniões, onde acompanhamos semanalmente os dados da pandemia e as ações necessárias para o momento. Por isso, encontrar a Raquel é algo natural e fico feliz por vê-la à frente da Defensoria”, disse.

A Defensoria Pública mineira participou de todas as discussões do Comitê Extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, inclusive representada pela nova defensora-geral, que atuava como chefe de gabinete do defensor-geral.

Mulheres à frente

O chefe do Executivo estadual também destacou a importância de ter mulheres à frente de órgãos importantes. “No meu governo, pela primeira vez na história tivemos uma secretária de Agricultura e uma de Meio Ambiente. E, vale lembrar, foram escolhidas por mérito. Em nenhum Governo de Minas houve uma proporção tão grande do sexo feminino no primeiro e no segundo escalão do estado. As mulheres oxigenam, diversificam as ideias e agregam”, destacou.

A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, disse que a nova gestão trará novos desafios e oportunidades, e que se sente feliz por ocupar o cargo. “A defensoria dá início a um novo ciclo, mais uma gestão se inicia e junto com ela esperanças são renovadas e novos desafios e oportunidades se apresentarão. Dedico a minha vida ao serviço público estadual e sou muito feliz na profissão que escolhi. A partir de agora, estarei mais conectada aos colegas defensoras e defensores, para que, juntos, possamos construir uma Defensoria Pública cada vez melhor em Minas Gerais”, disse.

Sobre a defensora pública-geral

Raquel da Costa Dias é natural de Belo Horizonte e ingressou na carreira de defensora pública em 2005, aprovada no IV Concurso de Ingresso na Carreira de membros da DPMG. Antes, atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Na Defensoria Pública exerceu a função de coordenadora local da unidade de Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital, assessora Jurídico-Institucional da Defensoria Pública-Geral, coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG e chefe de Gabinete.

Pela DPMG, atuou em ações junto aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho, resultando na construção de um inédito termo de reparação extrajudicial. E também na construção do Acordo Coletivo de Reparação, junto ao governo estadual e intermediado pelo TJMG.

Raquel é formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Assistência Jurídica, no Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE – em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Também é pós-graduada em Controle Externo, realizada pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.