Governador ressalta importância da formação profissional de jovens em lançamento de pedra fundamental da nova escola do Sesi em BH

Rede de ensino é a maior parceira do programa Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo de Minas para impulsionar o mercado de trabalho no estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (2/8), do lançamento da pedra fundamental da Escola General Onésimo Becker de Araújo, no Barreiro, em Belo Horizonte. A unidade de ensino faz parte da rede Serviço Social da Indústria (Sesi), que vai investir R$ 1,2 bilhão na ampliação de 35 para 60 unidades, beneficiando 39 municípios mineiros e cerca de cem mil alunos. 

Para o governador, o investimento da rede de ensino vai ao encontro do que tem sido feito no estado pelo Governo de Minas. “Parabenizo a Fiemg por mais essa obra que está em andamento. Isso está no contexto do que nós preconizamos à frente do Governo do Estado, que é investir na educação e profissionalização, gerando empregos. Nós completamos, na semana passada, de acordo com o Ministério do Trabalho (Caged), a criação de 740 mil postos de trabalhos formais, com carteira assinada, nesses quatro anos e meio de governo. E já temos a meta de chegarmos a um milhão de vagas até o fim da nossa gestão”, disse. 

Resultados 

O governador completou afirmando que os resultados têm demonstrado que Minas está em um círculo virtuoso. Para Romeu Zema, há necessidade de mão de obra. "Precisamos de gente capacitada. Hoje, o Trilhas de Futuro tem como maior prestador de serviços o Sesi/Senai, que hoje conta com mais de 30 mil alunos, dos 140 mil que o estado investe, fornecendo ensino técnico, auxílio-alimentação e transporte. Como mencionei, é um programa que vem mudando a vida das pessoas. Antes, muitos jovens não tinham um horizonte profissional e com o Trilhas de Futuro passaram a ter”, acrescentou o governador. 

A nova unidade no Barreiro terá 32 salas de aulas e capacidade de atender 2.560 estudantes, sendo 1.280 alunos por turno. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe, disse que a escola deve iniciar as atividades já no início do ano que vem. 

“O Barreiro comemora 168 anos de fundação e o presente é essa escola, que será instalada nessa região tão importante para a capital e para a atividade industrial. Além disso, estamos lançando o cronograma de investimento e vamos construir mais 25 escolas em todo o estado, que atenderão de 2 a 5 mil alunos em cada unidade. Esse número vai expandir a rede para 50 mil alunos no fim do ciclo de investimento. Com essa realidade de crescimento em Minas com essa iniciativa da indústria, por meio do Sesi, também precisamos formar com mais qualidade nossas futuras gerações”.

A escola 

A construção da escola teve início em janeiro de 2023 e a previsão é a de que seja concluída em fevereiro de 2025. Na obra estão sendo investidos R$ 47 milhões.

A estrutura conta com 10 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 9,5 mil metros quadrados. Serão 32 salas de aula, três laboratórios de ciências da natureza, dois laboratórios de linguagem, um espaço maker, duas salas de robótica, duas quadras cobertas e uma descoberta, biblioteca, auditório para 150 pessoas, cantina e área de convivência, além de área de preservação ambiental e estacionamento para 50 veículos. Serão oferecidos ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio. 



Últimas