Governador visita a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Minas Gerais é o berço da raça e líder do ranking brasileiro com o maior rebanho, somando 282 mil animais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema visitou, na sexta-feira (22/7), a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Com a estimativa de atrair 220 mil pessoas, o evento realizado até 30/7  é a maior celebração dos criadores e amantes da raça do país. Minas é o estado brasileiro com o maior número de exemplares da espécie, com 282 mil animais. 

Zema visitou diversos estandes, conversou com criadores e conheceu um pouco mais sobre a raça, que se desenvolveu em Minas e ganhou o mercado mundial. 

“Minas Gerais é o estado que concentrada o maior número de criadores. E a exposição no Parque da Gameleira mostra para o Brasil aquilo que Minas tem de melhor. Encontrei pessoas de todo o país. Isso significa que a economia do estado está sendo movimentada. O criador mineiro terá oportunidade de fazer bons negócios”, disse.

História

A raça tem origem no estado, com berço na fazenda Campo Alegre, no Sul de Minas. A genética se deu por meio do cruzamento de cavalos da raça Alter (portuguesa) com outros cavalos selecionados.

Existem atualmente no Brasil 687 mil animais da raça registrados, sendo que Minas ocupa a liderança, seguido do Rio de Janeiro (105.795) e Bahia (82.090).

A Exposição Nacional, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), ocorre anualmente desde 1982. O evento foi retomado após dois anos suspenso devido à pandemia. Nesta edição, a exposição vai homenagear as fazendas históricas que contribuíram para a formação da raça, chegando à genética atual.

A exposição conta com 561 expositores e 1.606 animais participantes. Ao final da visita, o governador recebeu placa de colaborador emérito da raça. 



Últimas