Governador vistoria obras do Hospital Regional em Teófilo Otoni

Unidade será a maior do interior do estado com atendimento pelo SUS e vai beneficiar diretamente mineiros que vivem em mais de 70 municípios da região

Marco Evangelista / Imprensa MG

O governador Romeu Zema visitou, nesta quinta-feira (23/3), as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A unidade, que já conta com telhados em sua estrutura, tem mais de 120 pessoas trabalhando, neste momento, para que o espaço logo fique pronto para atendimento aos mineiros. O investimento ultrapassa os R$ 104 milhões.

"A conclusão das obras do Hospital Regional será uma revolução no atendimento à saúde na região. Será o maior hospital com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do estado, que vai atender pessoas que vivem em mais de 70 cidades do interior e que foram esquecidas por governos anteriores”, afirmou o governador.

Zema ressaltou, também, a representatividade da unidade hospitalar para os mineiros que moram na região, que hoje enfrentam dificuldades para conseguir atendimento médico.

“Hoje, boa parte das pessoas que precisam de um atendimento médico aqui no Vale do Mucuri e Jequitinhonha vão até Governador Valadares, Vale do Aço ou até mesmo para Belo Horizonte. Com o hospital regional pronto, vão passar a ter todo esse atendimento aqui em Teófilo Otoni" destacou.

Mão de obra

A expectativa, com o hospital, é a geração de cerca de 2 mil empregos. Para esse objetivo, sinalizou o governador, o programa Trilhas de Futuro terá papel estratégico para o funcionamento da unidade após o término das obras.

"Lançamos na região o programa Trilhas de Futuro, muito focado na área da saúde, formando técnicos em Enfermagem, radiologistas, entre outras atividades afins da saúde. Isso vai significar emprego para um bom número de pessoas da região", disse.

O Trilhas de Futuro, executado por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade e aproveitando infraestrutura e expertise já existentes de instituições públicas e privadas. Nesta ação em parceria, o Estado fornece, além dos cursos, auxílio-alimentação e transporte.