Governo apresenta em Uberlândia sua estratégia para economia

Ações são voltadas para a recuperação do protagonismo econômico e tecnológico de Minas Gerais

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vítor de Mendonça, esteve no Triângulo Mineiro, para uma reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Coden) de Uberlândia. O objetivo foi levar a pauta do desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação para o grupo, que reúne 17 representações. O propósito do Coden é pensar e desenvolver projetos que possam impactar a cidade no médio e longo prazos.

Crédito: Divulgação/Sedectes

Em palestra, o secretário abordou o atual cenário econômico do Estado e o planejamento para alavancar a busca de protagonismo para que Minas Gerais volte a crescer. “Queremos desenvolver todas as regiões mineiras, nosso papel é atuar na busca por investimentos por meio das vocações regionais”, destacou.

A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é reafirmar o orgulho dos mineiros, com o trabalho focado na eficiência e inovação. Na oportunidade, os conselheiros puderam visualizar toda a reestruturação que está sendo feita na secretaria. Dentro do contexto, a missão apresentada é a de promover um ambiente atrativo, fortalecendo as cadeias produtivas e possibilitando a diversificação da economia. “Os programas estratégicos de governo passam também pela desestatização, integração de políticas de desenvolvimento e ações voltadas para a ciência, tecnologia e inovação”, disse o secretário.

Outro destaque da agenda em Uberlândia foi a realização de um painel para debater as ações para desenvolvimento do Triângulo Mineiro. O debate contou com a participação do vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, do médico e empresário de Tecnologia e Saúde, Roberto Botelho, e do executivo do Grupo Martins, Paulo Iran. O Coden, por meio do presidente executivo do grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, oficializou um documento com as principais reivindicações do setor produtivo local e regional.

Ecossistema de inovação

A tecnologia e o empreendedorismo estão criando força no Triângulo Mineiro. O ecossistema já conta com mais de 130 startups, segundo o Sebrae. O movimento está se expandindo e ganhando forças dentro de grandes empresas e universidades.

A programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Uberlândia contribuiu para uma aproximação entre o Governo de Minas Gerais e os atores deste ecossistema. Durante a visita, o secretário Vítor de Mendonça conheceu, por exemplo, o Distrito da Inovação, espaço que conecta startups, incubadoras, aceleradoras e universidade. “Precisamos potencializar as atividades econômicas por meio da inovação”, destacou Mendonça.

Fechando as atividades, a equipe do Brain - Instituto de Ciência e Tecnologia, do Grupo Algar, apresentou o espaço que conecta ideia e pessoas, oferecendo desenvolvimento de soluções digitais e inovação disruptiva. “Soluções criativas são importantes para simplificar o dia a dia das empresas e das pessoas”, completou o secretário.