Governo capacita defesas civis municipais no Triângulo Mineiro

Qualificação busca fortalecer integração e padronizar ações na gestão de desastres

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) capacita, até esta quinta-feira (30/11), representantes das defesas civis municipais de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no curso Situação de Anormalidade, Captação de Recursos e Patologia em Edificações.

Cedec / Divulgação

A qualificação surge com o objetivo de fortalecer a integração do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e fomentar a cultura da resiliência nos municípios.

Buscando padronizar as ações dos envolvidos na gestão do desastre e contribuir para a redução no tempo de resposta e qualidade na prestação do serviço à comunidade afetada, a capacitação foi planejada e está sendo levada a todas as regiões do estado.

Nesta semana, a região do Triângulo Mineiro foi a contemplada. Estão sendo capacitados os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil e outras entidades da administração pública municipal para que estejam aptos a utilizar as ferramentas gerenciais dos sistemas para atuar em ocorrências de desastre utilizando a metodologia aplicada, em cooperação com outras agências.

Após a capacitação, os alunos estarão prontos para disseminar esse conhecimento nas ações de prevenção, mitigação e resposta no enfrentamento de quaisquer situações adversas de maneira eficaz e coordenada.