Governo capacita policiais militares como Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil

Iniciativa busca também padronizar procedimentos e fortalecer a atuação da PMMG na gestão de risco e desastres

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em conjunto com a Academia de Polícia Militar e o Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar de Minas Gerais, promoveram o Curso de Multiplicador de Primeiro Interventor em Proteção e Defesa Civil.

Cedec / Divulgação

O curso teve como objetivo compartilhar conhecimentos, capacitar os militares para ensinar outros policiais a atuarem em ocorrências referentes às ações e proteção de defesa civil, seguindo critérios que garantam a preservação das vidas dos envolvidos.

Buscou ainda padronizar procedimentos e fortalecer a atuação da PMMG na gestão de risco e desastre para tornar Mnas um estado mais resiliente diante de desastres naturais e cenários de risco crescentes.

O curso realizado entre os dias 20 e 24/11 na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais contou com aulas teóricas e práticas por meio de disciplinas como: Política Nacional de Defesa Civil; Atuação na Gestão de Riscos de Desastres; Núcleo de Proteção em Defesa Civil; Plano de Contingência; Mapeamento de Áreas de Risco; Atuação na Gestão de Desastres; Medidas Autoprotetivas do Policial Militar e Pronto Socorrismo em Ocorrências de Desastres e Sistema de Comando em Operações.

Ao término, os alunos foram submetidos a uma avaliação prática, tendo por base todo o conteúdo estudado e treinado durante o curso.

Quarenta e cinco alunos concluíram com êxito o curso, entre coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil e integrantes da Polícia Militar de todas as Regionais de Defesa Civil de Minas Gerais.