Governo de Minas adere à Rede Mineira de Laboratórios de Inovação para aprimorar práticas na prestação de serviços aos cidadãos  

Instituições públicas e privadas se reuniram para compartilhar soluções e desafios no lançamento da rede, nesta terça-feira (4/10); Seplag-MG, FJP, AGE e Epamig representaram o Estado  

  • ícone de compartilhamento

Quinze instituições públicas e privadas de Minas Gerais aderiram, nesta terça-feira (4/10), à Rede Mineira de Laboratórios de Inovação. O Laboratório de Inovação do Governo de Minas Gerais (LAB.mg), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) representam o Estado na parceria.  

Marco Evangelista / Imprensa MG

O objetivo da Rede Mineira é unir esforços para disseminar a cultura de inovação e compartilhar experiências, desafios e soluções encontrados pelos órgãos na prestação de serviços aos cidadãos. A cerimônia de lançamento ocorreu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. Também integram a parceria outros laboratórios de inovação, como os mantidos pelos Judiciários estadual e federal.  

Além da constante troca de informações e da capacitação técnica de participantes, essas instituições estarão reunidas para elaborar projetos e soluções conjuntas para a sociedade. "O grande propósito de trazermos mais inovação ao serviço público é melhorarmos a prestação desses serviços às pessoas. Eles devem ser mais ágeis, mais focados no que as pessoas de fato precisam e melhor adaptados ao que os usuários entendem como relevante e necessário", explica a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.   

Um exemplo de iniciativa desenvolvida pelo LAB.mg é a estruturação da emissão da carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em plataforma digital. "O documento, chamado Ciptea, permite acesso mais rápido e ágil a diversos serviços prestados pelo Governo de Minas Gerais e também por outras instituições públicas", complementa a secretária.    

Compartilhamento  

No evento de lançamento da Rede foram divulgadas as datas da próxima reunião dos participantes e também da primeira edição do Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação - prevista para 18/11. Na ocasião, os 15 integrantes se reunirão presencialmente para compartilhar suas iniciativas e promover uma troca entre os participantes.   

"Esse momento é importante para reunir atores que já estão conduzindo ações  de inovação nas suas instituições e que agora vão passar a se encontrar mensalmente e trabalhar de maneira conjunta. Compartilhar as soluções e os desafios é um passo importante, mas, ainda assim, um ponto da rede é ir além e buscar ações e projetos concretos entre as instituições", afirma a coordenadora do LAB.mg pela FJP, Isabela Tolentino.   

 A conexão entre diferentes atores também pode facilitar a resolução de problemas pelos participantes da Rede Mineira, como detalha a coordenadora do LAB.mg pela Seplag-MG, Giselle Volponi. "Muitas vezes, nos projetos em que trabalhamos, encontramos desafios que têm algum tipo de relação com as instituições que compõem a rede. E, a partir de agora, essa iniciativa traz novos parceiros nesses órgãos, que podem nos apoiar na articulação para a resolução desses desafios."   

A criação da Rede foi liderada pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (Uai-Lab), do TJMG, em parceria com o Laboratório de Inovação da Justiça Federal de Minas Gerais (IluMinas).   

 



Últimas