Governo de Minas ativa novas antenas do programa Alô, Minas! e leva inclusão digital e acesso à comunicação a mais regiões do estado

Cerca de 3 mil pessoas de três distritos e localidades terão cobertura de telefonia móvel e internet

O Governo de Minas deu início à ativação de novas antenas do programa Alô, Minas!, junto à operadora de telefonia Tim. A partir desta semana, três distritos e localidades de Minas Gerais passam a contar com cobertura de telefonia móvel e internet com tecnologia 4G, beneficiando cerca de três mil pessoas com inclusão digital e mais facilidade de acesso à comunicação.

As antenas foram ativadas nos distritos Vieiras Bravos (Candeias) e Vila Formosa de Minas (Rio do Prado) e na localidade de Cachoeira do Aranã (Frei Gaspar), contemplados na seleção pública nº 02/2021. O Alô, Minas! é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).

Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o Programa Alô, Minas! reforça o compromisso do Estado em ampliar a inclusão e garantir que a transformação digital ocorra em todas as regiões de Minas Gerais.

“A disponibilização do serviço de telefonia móvel não significa apenas conforto e segurança, mas, também, oportunidades de negócios, informação, prosperidade, geração de emprego e renda e desenvolvimento. Além disso, proporcionará à população das localidades acesso a vários serviços públicos digitais”, avalia a secretária.

O morador Fernando Cardoso do Nascimento, residente em Cachoeira do Aranã, localidade de Frei Gaspar, comemora o acesso à cobertura de telefonia com a ativação da antena.

"Este sinal foi a melhor coisa que aconteceu para a população de Cachoeira do Aranã. Sofremos muito sem ter acesso à cobertura de telefone em nosso município. Aqui antes não pegava nenhum sinal", afirma o morador.

Ampliação

Considerando todos os termos de compromisso do Alô, Minas! já assinados entre o Estado, municípios e operadoras, o programa está em processo de implementação em 155 distritos e localidades, com projeção de beneficiar mais de 109,5 mil pessoas.

A gestora técnica do Alô, Minas!, Izabela Rodrigues, reforça o empenho do governo junto às operadoras e municípios para ampliar as ativações de  antenas com sinal de telefonia móvel e internet para a população.

“O prazo máximo das operadoras para realizar a instalação das antenas nos 155 distritos e localidades contemplados no Programa Alô, Minas! é até fevereiro de 2024. No entanto, a Seplag-MG está atuando com as empresas e prefeituras para antecipar cada vez mais esse prazo”, afirma. Ainda neste mês de maio, novas antenas devem ser ativadas.

Sobre o programa

O Alô, Minas! foi lançado em 2020, dentro do projeto estratégico do Governo de Minas “Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos”, coordenado pela Seplag-MG, com o objetivo de levar telefonia móvel e internet a 297 localidades e distritos mineiros que ainda não possuem o acesso.

A iniciativa busca melhorar as condições de vida da população, encurtando distâncias e gerando novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, geração de emprego e renda, além de aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificar a prestação de serviços e torná-la mais dinâmica e ágil.

Responsabilidades dos municípios

Os municípios contemplados no “Alô, Minas!” têm responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.

As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.