Governo de Minas capacita empresas do Sul de Minas para o comércio exterior
Oficina realizada em Varginha reforça compromisso do Estado com a internacionalização das empresas mineiras
Temas como exportação e importação através do transporte multimodal fizeram parte da oficina "Workshop Regional de Capacitação: Explorando Fronteiras”, realizada pelo Governo de Minas, nesta quinta-feira (25/9), em Varginha, no Sul de Minas.
A capacitação, promovida por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), contou com a presença de empresários, profissionais e especialistas em comércio exterior no Porto Seco Sul de Minas.
O superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação da Sede-MG, Gustavo Costa de Souza, ressaltou a importância de fortalecer a atuação das empresas mineiras no mercado internacional com informações estratégicas que facilitem essa conexão.
"Foi um momento único para aproximar e capacitar os empresários que têm interesse em se conectar com o mercado internacional e que querem estar atentos a novas oportunidades disponibilizadas pelo Governo de Minas e pelo Governo Federal", afirmou Gustavo Costa de Souza.
Ao longo do evento também foram debatidos temas como: iniciativas da Receita Federal para a melhoria do fluxo do comércio exterior em Minas Gerais; tratamentos tributários setoriais como incentivos para setores produtivos mineiros e e a Política Estadual de Comércio Exterior.
O evento foi realizado em parceria com a Receita Federal e o Porto Seco Sul de Minas. Representantes da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (Sef-MG), Receita Federal e Maersk também estiveram presentes.
Varginha é destaque em exportações
Varginha lidera o ranking dos principais municípios exportadores em Minas, tendo comercializado US$ 2 bilhões entre janeiro e agosto deste ano. O valor representa um crescimento de 72% frente ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os cinco produtos mais exportados foram: café, soja, silicatos, aparelhos eletromagnéticos com motor elétrico incorporado, de uso doméstico, óxidos de manganês.