Governo de Minas completa implantação do Sei!MG Municípios em dez cidades

Programa da Seplag torna mais digital a gestão das prefeituras, eliminando o uso de papel e otimizando processos

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas concluiu a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) em dez prefeituras mineiras, ampliando a transformação digital na administração pública e o uso de processos eletrônicos em todo o estado. As três últimas prefeituras a aderirem ao sistema foram Teófilo Otoni, Rio Doce e Diamantina.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), o Sei!MG substitui o trâmite físico de documentos e processos pelo formato totalmente digital. Além de reduzir custos e eliminar o uso de papel, o sistema garante mais agilidade, transparência e sustentabilidade às rotinas administrativas.

“O Sei!MG Municípios é um exemplo de como a tecnologia pode transformar a gestão pública e garantir serviços mais ágeis, com menos burocracia e mais produtividade. Estamos construindo um legado de inovação e eficiência em Minas Gerais”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

Transformação digital

O Sei!MG Municípios foi lançado pelo Governo de Minas há um ano e atende atualmente dez prefeituras: Conceição de Mato Dentro, Diamantina, Lavras, Nova Lima, Pompéu, Ribeirão das Neves, Rio Doce, Teófilo Otoni, Timóteo e Unaí. Juntos, os dez municípios contabilizam mais de seis mil usuários internos, 30 mil processos e 130 mil documentos eletrônicos na plataforma.

“O sistema representa transparência, modernização e economia. O município passa a ter integração entre setores, servidores mais produtivos e atendimento mais ágil à população. A redução de gastos também será expressiva”, afirmou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Diamantina, Helen Silva.

A implantação do sistema ocorre em etapas, com capacitação das equipes e acompanhamento técnico da Seplag-MG e da Prodemge. 

“A disponibilidade do Sei!MG para as cidades impacta não só a administração municipal, como também a relação com outras esferas e poderes, que passam a ser mais acessíveis, ágeis e livres de burocracia”, observou o superintendente de Negócios da Prodemge, Marcelo Damazio.

Expansão

Outros municípios já estão em processo de implantação do Sei!MG Municípios, como Coqueiral, Itajubá, Patos de Minas, Sete Lagoas e João Pinheiro. Ao todo, 183 prefeituras mineiras já enviaram propostas de adesão, evidenciando o interesse crescente na digitalização dos serviços públicos municipais.

O programa integra a Estratégia Estadual de Governo Digital 2024-2026 do Governo de Minas, que busca ampliar o acesso da população a serviços públicos digitais, reduzir a burocracia e modernizar a gestão pública no estado. A plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos foi criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e disponibilizada em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).



Últimas