Governo de Minas conduz missão internacional aos EUA para atração de novos investimentos

Governador e comitiva cumprem uma série de compromissos em Boston e Nova Iorque, onde lançará, na Nasdaq, o Vale do Lítio

O governador Romeu Zema embarca para os Estado Unidos em missão internacional, nesta sexta-feira (5/5), para oficializar e trazer mais investimentos para Minas Gerais. A comitiva do Governo de Minas fará uma série de encontros com empresários e investidores em Boston e Nova Iorque.

O primeiro encontro do governador será no sábado (6/5), em Boston, com os diretores da Boston Metal, que já com negociações avançadas para investir em Minas Gerais.

A Boston Metal é uma startup de tecnologia criada e desenvolvida em uma das melhores universidades do mundo e a principal referência em ensino e pesquisa em inovações tecnológicas, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Entre seus apoiadores e investidores mais conhecidos no Brasil estão, por exemplo, o fundador da Microsoft, Bill Gates, e os grupos BMW e Arcelor.

Vale da Esperança

Já em Nova Iorque, na terça-feira (9/5), um dos principais compromissos de Zema será o lançamento mundial do ‘Vale do Lítio’. O projeto econômico-social visa desenvolver cidades do Vale do Jequitinhonha, Nordeste e Norte do estado em torno da cadeia produtiva do lítio, gerando mais empregos e renda para a população de uma das regiões que mais necessitam de desenvolvimento em Minas Gerais.

"Reafirmei o compromisso, no início deste segundo mandato, de fazer um governo capaz de avançar ainda mais em um cenário de equilíbrio fiscal, depois do desafio enfrentado e vencido de colocar Minas de novo nos trilhos", destaca o governador. "Gerar empregos e renda de qualidade para os mineiros é prioridade, e fazemos isso com mais investimentos, menos burocracias e mais liberdade econômica. Vamos transformar a realidade de quem vive no Vale do Jequitinhonha", ressalta.

O lítio é um mineral utilizado em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos. Por isso, será um item muito demandado nos próximos anos pela indústria em geral.

O lançamento, em Nova Iorque, será na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação.

Reformas

Outro compromisso do governador será a participação na Conferência Lide Brazil Investiment Forum. Zema será um dos palestrantes e falará para um público composto de 300 empresários brasileiros e americanos, autoridades e investidores sobre os desafios das grandes reformas e a atratividade do Brasil para novos investimentos internacionais.

Zema também participa da 16ª edição do Itaú BBA Latam CEO Conference, que é reconhecida como a maior conferência internacional para os mercados de capitais brasileiro e latino-americano.

Em seguida, o chefe do Executivo estadual terá uma reunião com o Fundo de Investimento Global Infrastructure Partners (GIP) e com investidores da área de energia e infraestrutura.

Ainda em Nova Iorque, o governador se reunirá com CEOs de empresas que têm interesse em expandir os negócios no Brasil. Zema apresentará aos executivos os principais avanços alcançados no primeiro mandato, como a desburocratização de processos, segurança jurídica, maior participação de Minas no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, mão de obra qualificada e redução da criminalidade, além da localização privilegiada do estado.

Vale lembrar que, desde 2019, o Governo de Minas já atraiu R$ 282 bilhões de negócios, principalmente nas áreas de energia fotovoltaica, logística, e-commerce, mineração, linha branca e bebidas. Esses investimentos foram responsáveis pela geração de mais de 600 mil vagas de trabalho.