Governo de Minas e Prefeitura de Nova Lima firmam convênio para execução de obras na MG-030

Intervenções nos trechos danificados pelas chuvas começam em março e seguem até dezembro

O Governo de Minas e a Prefeitura de Nova Lima assinaram, nesta sexta-feira (4/2), durante evento realizado no Teatro Municipal da cidade, convênio para execução de obras na MG-030, rodovia que dá acesso ao município e que teve trechos afetados pelas fortes chuvas deste ano.

As ações serão executadas para recuperar pontos críticos da MG-030 entre os quilômetros 13 e 35, devolvendo aos moradores a segurança e a tranquilidade de transitar pela rodovia, além de resolver os pontos de interdição que causam transtornos para quem precisa acessar a cidade. O prazo estimado para execução das obras é de março a dezembro de 2022.

O governador Romeu Zema destacou a importância do investimento. "Quero dar os parabéns à Prefeitura de Nova Lima que disponibilizou mais de R$ 13 milhões em recursos para que possamos recuperar a MG-030, uma das vias muito afetadas com as chuvas destes últimos meses de dezembro e de janeiro. Nossa prioridade tem sido consertar as estradas que ficaram com tráfego suspenso. Tivemos mais de 200 pontos em todo Estado, mas a grande maioria já está novamente conectada. Temos ainda problemas com as BRs, em especial a 262 e a 381, e temos cobrado insistentemente o Ministério da Infraestrutura, para que o tráfego seja restabelecido nessas vias", afirmou.

Intervenções

De acordo com o convênio assinado, a prefeitura ficará responsável pelo aporte de aproximadamente R$ 13,1 milhões, enquanto que as intervenções serão contratadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), que prestará também apoio técnico e de fiscalização das obras, com a atuação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Dentre as intervenções, está prevista a construção de um muro de contenção na altura do quilômetro 15, próximo ao condomínio Ville de Montagne. Já na altura do bairro Santa Rita, haverá a estabilização de um talude. No bairro Alvorada serão feitas contenções de encostas.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Segundo a chefe de gabinete da Seinfra, Carolina Vespúcio, o Governo do Estado já está trabalhando para dar início às intervenções o mais rápido possível. "Essa é uma das obras do plano Recupera Minas do eixo Infraestrutura. É uma obra importante para a região e que vai permitir maior mobilidade e segurança para todos. O DER-MG já fez os projetos e a licitação já está em andamento para que a gente possa dar a maior celeridade possível", destacou.

Outras ações

Ainda no evento, o governador destacou que o Estado tem adotado outras ações para dar suporte aos afetados pelas chuvas. "Além das obras da MG-030, também estamos trabalhando junto com os prefeitos para que casas que foram destruídas sejam reconstruídas. Disponibilizamos mais de R$ 180 milhões via BDMG com essa finalidade, com uma taxa subsidiada, com carência, e com muitos anos para pagamento" disse.

Zema ressaltou ainda que haverá o início dos pagamentos do auxílio para famílias atingidas. "Vamos iniciar, provavelmente na segunda quinzena de fevereiro, o pagamento do auxílio emergencial para pessoas afetadas pelas chuvas, que foram desalojadas e desabrigadas. O valor será de R$ 400 por mês, por pessoa, durante três meses. É um momento que exige esse esforço conjunto dos prefeitos e do Estado para ajudar as pessoas", finalizou.