Governo de Minas entrega 11 micro-ônibus do Transporta SUS ao Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Pardo

Veículos vão atender moradores de 16 municípios da região Norte do Estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entregou 11 micro-ônibus ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp), no município de Curral de Dentro, nesta sexta-feira (24/5).

Com investimento superior a R$ 6,6 milhões, os veículos foram adquiridos por meio do Programa Transporta SUS, que tem o objetivo de qualificar e ampliar o serviço de transporte eletivo em saúde, contemplando pacientes que precisam realizar exames especializados ou tratamentos de média e alta complexidade fora da microrregião de Saúde de Taiobeiras.

Além de Curral de Dentro, a frota de veículos do Cisarp atende demandas de outros 15 municípios: Águas Vermelhas, Indaiabira, Rio Pardo de Minas, Taiobeiras, Berizal, Josenópolis, Rubelita, Vargem Grande do Rio Pardo, Novorizonte, São João do Paraíso, Fruta de Leite, Montezuma, Santa Cruz de Salinas, Ninheira e Santo Antônio do Retiro.

Antônio Cotta / SES-MG

Também foi entregue um furgão do Programa Farmacis, destinado à aquisição de medicamentos para atendimento das demandas dos municípios consorciados.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou o papel dos consórcios de saúde e a importância de o Estado dar o suporte necessário, proporcionando também drones para combate às arboviroses, vacimóvel (veículos adaptados para a vacinação de pessoas fora das unidades de saúde) e medicamentos do Farmacis. “Nós estamos cada vez mais próximos do cidadão mineiro, fazendo a diferença”, ressalta.

José Aparecido Lima, 54 anos, lavrador que reside no município de Curral de Dentro, sabe a diferença que os novos veículos farão em sua vida. Ele utiliza com frequência o transporte para consultas e exames em Salinas e Montes Claros. “É muito importante porque já aconteceu de a gente seguir viagem, o carro quebrou na estrada e tivemos que esperar por outro transporte”, conta.

Os novos veículos entregues vão ser somados aos mais de 200 ônibus em todo o estado.

Mais investimentos

A SES-MG tem viabilizado vários investimentos na região de abrangência do Cisarp, como R$ 882 mil para a compra de equipamentos e veículos para a estruturação do Programa Farmacis, e R$ 1,6 milhão para a compra de quatro vacimóveis, que devem ser repassados ao consórcio nos próximos 45 dias.

O município de Curral de Dentro foi contemplado com outra melhoria na saúde, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 1, com investimento de cerca de R$ 2 milhões, que ainda terá sua construção iniciada.