Governo de Minas entrega 2 mil notebooks a cem cidades com os menores IDH do estado

Ação do programa TecPop, que oferece mais de 150 cursos on-line gratuitos, vai ampliar oportunidades de capacitação profissional e inclusão digital

O Governo de Minas fez a entrega de 2 mil notebooks para cem prefeituras nesta terça-feira (28/6), em cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Os municípios estão entre os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e recebem os equipamentos como parte do programa TecPop Minas, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Os municípios contemplados neste edital de 2021 recebem 20 notebooks, cada, e um carrinho de recarga para a criação de laboratórios móveis, estruturas montadas para a interiorização e o fortalecimento da inclusão digital e da capacitação profissional. Em contrapartida, cabe às prefeituras promoverem o TecPop Minas para a população O programa oferece, de maneira gratuita, mais de 150 cursos on-line de instituições parceiras nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Empreendedorismo, Gestão e Negócios, Profissões do Futuro e Saúde Pública.

O governador Romeu Zema participou da solenidade, que reuniu cerca de 70 prefeitos, ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto. Eles entregaram, de forma simbólica, notebooks para os prefeitos de dez municípios de diferentes regiões do estado, contemplados pelo TecPop.

O governador salientou o papel da formação profissional para o fomento à atividade econômica em Minas. “Com a inclusão digital e a qualificação profissional, estamos dando a oportunidade de jovens terem uma remuneração que o pai e a mãe jamais sonharam, e emprego é o que não falta nessa área de tecnologia”, disse.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Romeu Zema disse ainda que o projeto complementa o Trilhas de Futuro, programa que disponibilizou 115 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos para jovens.

Mão de obra qualificada

O TecPop Minas foi criado pela Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede, e deve ampliar o número de cursos e parceiros em 2023. De acordo com o subsecretário Felipe Attiê, um dos idealizadores do programa, essa capacitação preenche uma demanda por profissionais no estado.

"Um estudo realizado pela empresa de consultoria Mckinsey, e divulgado pela rede social profissional LinkedIn, indica que até 2030 no Brasil, 1 milhão de vagas como programadores, analistas e desenvolvedores, cargos com remuneração entre R$6 mil e R$60 mil, não serão preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Então o TecPop Minas é um caminho para dar resposta a esse quadro por parte do Governo do Estado”, disse Attiê.

O prefeito David Carvalho Pimenta, da cidade de Simão Pereira, na Zona da Mata, comemorou a chegada dos computadores e a diferença que isso trará para a população de sua cidade. "É um programa importante para nós, dos pequenos municípios, que não temos internet nem fibra ótica. Temos o profissional, temos o espaço e agora temos o equipamento para atendermos não apenas os jovens, mas também os idosos, gente da zona rural que nunca teve a oportunidade de fazer um curso de informática, mas tem essa vontade", falou o prefeito do município de cerca de 2.600 habitantes.

Já Mauro Roberto Francisco Batista, prefeito de Machacalis, no Vale do Mucuri, acredita que a chegada das máquinas "vem em bom momento para darmos condições de nossa população entrarem no mercado de trabalho e competirem em melhores condições com os grandes centros".