Governo de Minas entrega veículos para a Polícia Militar de 21 municípios

Além do reforço na segurança, foi anunciada a implantação do Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) em Divinópolis

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participaram, nesta quarta-feira (15/6), em Divinópolis, na região Centro-Oeste, do evento de entrega de veículos para a Polícia Militar de Minas Gerais

São 29 novas viaturas para reforçar o policiamento e nove para atender os Colégios Tiradentes de Divinópolis, Bom Despacho e Lavras. No total, serão contemplados 21 municípios da 7ª Região da Polícia Militar (RPM), sediada em Divinópolis, e da 6ª RPM, com sede em Lavras. Foi feito um investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do Estado e emendas parlamentares para a aquisição dos veículos entregues.

"Estamos procurando manter as viaturas dentro de um período de vida útil adequado para que os policiais não comecem a enfrentar problemas com carros antigos. Em todo o estado, o Governo de Minas também está investindo em equipamentos, armamento, a digitalização dos canais de rádio e treinamento de mais de 1.200 novos policiais", afirmou o Romeu Zema.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Queda na criminalidade

Nos últimos anos, Minas Gerais registrou queda nos índices de criminalidade e passou, em 2021, a ser o estado mais seguro do Brasil. O governador falou sobre os reflexos dos resultados positivos da Segurança Pública em outras áreas.

"A queda da criminalidade tem sido de fundamental importância para que o estado continue atraindo investimentos, criando oportunidades e também mais esperança para o povo mineiro. Estamos aqui dando mais um passo para que Minas continue sendo o estado mais seguro. Não estamos satisfeitos, queremos ainda menos homicídios e menos crimes violentos. No que depender do Estado, novos investimentos serão feitos para que continuemos a trilhar esse caminho", afirmou Zema.

Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional 


Durante o evento, também foi anunciada a implantação do Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) em Divinópolis. O objetivo do programa é promover a inclusão social de homens e mulheres que deixaram o sistema prisional, oferecendo capacitações profissionais para que eles tenham uma fonte de renda após o retorno para a sociedade. Também há ações com os familiares visando o fortalecimento dos vínculos de apoio. 

A expectativa é a de que sejam atendidos, em Divinópolis, 300 egressos por ano. Os trabalhos do PrEsp no município serão feitos na Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC), inaugurada em maio deste ano.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o índice de reincidência de egressos no Brasil é alto, por isso é fundamental que o Governo desenvolva ações para contribuir com a ressocialização.

"Temos que fazer de tudo para que quem já cumpriu a pena não volte a cometer um crime e essa é a finalidade do PrEsp. Isso faz parte da segurança pública, evitar que o egresso seja um reincidente. Se o Estado não tiver essa visão, a tendência é criminalidade crescer. Creio na ressocialização e queremos fazê-la acontecer", disse Greco.

O programa é executado em Minas Gerais desde 2003. Outros 16 municípios já contam com a atuação do PrEsp. No ano passado, foram atendidos 4.379 egressos em todo o Estado e mais de 16 mil atendimentos.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Rodrigues, também acompanhou o governador em Divinópolis.

 

Municípios contemplados com viaturas:


7ª Regional da PM: 17 viaturas

Divinópolis (4)

Bom Despacho (3)

Maravilhas (1)

Lagoa da Prata (2)

Paineiras (1)

Pitangui (1)

Pompeu (1)

Pains (1)

Luz (1)

Bambuí (1)

São Sebastião do Oeste (1)

 

6ª Região da PM: 12 viaturas

Lavras (3)

Cambuquira (1)

Critais (1)

Aguanil (1)

Candeias (1)

Jesuânia (1)

Oliveira (1)

Carmo da Cachoeira (1)

Olímpio Nogueira (1)

São Francisco de Paula (1)



Últimas