Governo de Minas firma parceria para melhorar a vida de 150 famílias de Ribeirão das Neves com o projeto Favela 3D

Sedese, prefeitura municipal e ONG Gerando Falcões vão atuar em conjunto para ações de transformação de aproximadamente 500 pessoas da comunidade Jardim Alvorada

Marco Evangelista / Imprensa MG

O Governo de Minas, o Instituto Gerando Falcões e a Prefeitura de Ribeirão das Neves assinaram, nesta segunda-feira (4/9), o Termo de Cooperação para implantação do Projeto Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida, no bairro Jardim Alvorada (Justinópolis). A ação será desenvolvida como projeto-piloto para que possa ser expandida a todo o estado.

Implantado na comunidade situada entre os bairros Alvorada e Verônica, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o projeto vai beneficiar aproximadamente 150 famílias com qualificação para vagas de trabalho, melhorias nas condições de moradia, além do acesso aos serviços de educação e saúde e infraestrutura de qualidade.

Projeto

A Vila Alvorada foi selecionada para receber o projeto-piloto do Favela 3D por estar inserida em contexto de extrema vulnerabilidade social. O município de Ribeirão das Neves está entre os municípios que têm pobreza multidimensionalmente percebida e mapeada, além de ser um dos municípios com maior população em áreas de risco. O local também conta com atuação da ONG O Grito, que há quatro anos passou a integrar Rede da ONG Gerando Falcões.

Antes da solenidade de assinatura, o governador Romeu Zema conheceu o trabalho desenvolvido na comunidade pela ONG, organização que estará na ponta durante a implantação do projeto. “O Favela 3D está dentro do contexto de melhorar a vida do mineiro. O Governo de Minas está atuando em diversas áreas que demonstram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Dentre os exemplos, Zema destacou a geração de 750 mil empregos em Minas Gerais, desde 2019, a qualificação da mão de obra por meio do Trilhas de Futuro, atração de investimentos e melhorias na área da Saúde, com a conclusão das obras de 180 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e construção de mais 200.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, destacou que Minas é o primeiro estado no Brasil a desenvolver replicar o projeto. Ela explicou que a Favela 3D irá prestar assistência às pessoas de forma integral.

“Vai da primeira infância à empregabilidade, passando pela saúde, educação, capacitação e questões urbanas. Temos muito a aprender porque Minas apresenta diversas realidades. Queremos chegar em todos os lugares do estado com essa metodologia. Estamos começando pequeno, mas nosso sonho é grande”, afirmou.

Na primeira etapa, serão realizados estudos técnicos conjuntos e intercâmbio de dados com as áreas de educação, infraestrutura, mobilidade, acesso à água e energia. A partir do diagnóstico, serão desenvolvidas as melhores estratégias para solucionar os problemas sociais locais, com objetivo de interromper o ciclo de pobreza e transformar a Vila Alvorada de maneira inteligente e autossustentável.

O projeto de revitalização e desenvolvimento da Vila Alvorada prevê os seguintes eixos de trabalho: Moradia Digna e Urbanismo; Inclusão Produtiva e Geração de Renda; Desenvolvimento Social e Digital; Cultura, Esporte e Lazer; Primeira Infância; Cidadania e Cultura de Paz; Acesso à saúde; Autonomia da Mulher; Direito à educação.

Marco Evangelista / Imprensa MG

A partir da iniciativa, o Governo de Minas formulará as diretrizes para a expansão do projeto no estado. Esse será um dos eixos de atuação do Plano de Promoção ao Desenvolvimento Social, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

Favela 3D

O programa Favela 3D é uma ação da ONG Gerando Falcões que busca transformar comunidades em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos com o objetivo de superação da pobreza. Já é executado em outros estados, sendo que a primeira comunidade a receber o programa foi a Favela dos Sonhos, em São Paulo.

O fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, explicou que os indicadores onde o projeto foi implantado são positivos. “Reduzimos o analfabetismo, zeramos a fila nas creches e registramos uma queda do desemprego de 70% para menos de 5%. Revertemos os indicadores de pobreza extrema para a dignidade”, afirmou.

Já o fundador do Instituto O Grito, Léo Martins, disse que o projeto está iniciando uma nova história. Segundo ele, o trabalho colaborativo está gerando oportunidades, autonomia, protagonismo e dignidade para a população do Vila Alvorada. “O trabalho em conjunto nos impulsiona para a realização dos nossos sonhos”, disse.

Plano de Desenvolvimento Social

A Sedese realiza a avaliação e planejamento do Plano de Promoção ao Desenvolvimento Social de Minas Gerais (2023-2032), como resposta à superação da pobreza urbana no estado, agravada após a pandemia de covid-19.

O plano vai estabelecer estratégias, ações, métricas e indicadores de impacto com o objetivo de erradicar a pobreza extrema em Minas e propõe integrar ações de governo e de outros atores para que o estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro foco do plano é a Agenda ESG (environmental, social and governance), que estabelece critérios de desenvolvimento ambiental, social e de governança, utilizados por investidores e empresas em todo o mundo, e propõe pensar conjuntos de boas práticas de empresas para conscientização em relação ao seu papel em âmbito social e ambiental.

A ONG Gerando Falcões é uma das parcerias estratégicas do Governo de Minas na construção do plano, que também conta com apoios de órgãos e instituições nacionais e internacionais, como a Central Única das Favelas de Minas (Cufa-MG), o Instituto Comunitas, a ONG Bangladesh Rural Advancement Committee (Brac), e o Banco Mundial.