Governo de Minas garante água à zona rural de 64 municípios afetados pela seca

Defesa Civil começa operação, que vai beneficiar mais de 93 mil pessoas, no dia 12 de setembro

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vai levar água às famílias da zona rural de 64 municípios atingidos pela seca. A Operação de Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP) terá início no dia 12 de setembro. O reabastecimento será feito, de casa em casa, com caminhões-pipa. A expectativa é de beneficiar mais de 93 mil pessoas, uma média de 23 mil famílias. O atendimento será realizado até o mês de novembro, no final do período de seca.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil e que está à frente da operação, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, a ação, em 2019, irá superar o número de atendimentos realizados em anos anteriores. “O diferencial em 2019 é que a média histórica de atendimento dos últimos quatro anos é de 47 municípios apoiados. Este ano já existe condição de atender 64, e esse número será maior ainda, em função dos pedidos já formalizados na Defesa Civil Estadual, que hoje são 77”, destacou.

Defesa Civil leva água às famílias da zona rural de 64 municípios atingidos pela seca. (Crédito: Divulgação/Cedec)

Serão contemplados municípios das regiões Central, Norte, Noroeste e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Além de estar com o decreto de situação de emergência, em razão da seca, homologado, os municípios afetados devem apresentar pedido de ajuda humanitária junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O pedido deve ser formalizado mediante apresentação do Plano Municipal de Distribuição de Água, documento que explicita, dentre outras informações, as comunidades rurais que necessitam de atendimento.

O coronel Rodrigo Rodrigues ressalta que todo pedido enviado à Cedec ao longo do ano é analisado, para que sejam verificadas as condições de atendimento e de apoio.

Serão investidos R$ 4,8 milhões na operação, recursos solicitados ao Governo Federal para ações de resposta ao enfrentamento à seca. O Estado de Minas Gerais, como contrapartida, apoia com o valor correspondente ao pagamento da água fornecida.

Outras ações

Além de levar água potável à população, a Cedec oferece capacitação aos municípios afetados, com cursos regionalizados e workshop. A coordenadoria presta apoio técnico constante quanto ao trâmite e à documentação necessária para o decreto de situação de emergência.  Outro projeto da coordenadoria é a distribuição de cestas básicas à população prejudicada no período de seca.