Governo de Minas homenageia personalidades e instituições com a Medalha de Defesa Civil

Reconhecimento destaca 105 agraciados por contribuições relevantes à segurança e resiliência do estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), entregou, nesta sexta-feira (19/12), a Medalha de Mérito de Defesa Civil, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Ao todo, 105 personalidades e instituições foram agraciadas pela atuação relevante e pelos serviços prestados à proteção da população mineira. A lista completa de agraciados está disponível neste link.

“A escolha de Brumadinho para sediar a cerimônia reforça o compromisso do Governo de Minas com a memória, a responsabilidade e o fortalecimento das políticas públicas de proteção e gestão de riscos", disse o chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

Ao reconhecer os agraciados nesta edição, o Estado destaca o trabalho integrado de profissionais, instituições e voluntários que atuam diariamente para proteger vidas e construir um território mais resiliente.

Em homenagem especial, a presidência e diretores da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) foram condecorados, recebendo um troféu da Defesa Civil que faz alusão ao ipê amarelo, símbolo de força e resistência, contraste da dor da perda e força da vida.

Na ocasião, foi apresentado o plano de enfrentamento a desastres tecnológicos, cujo capítulo de impactos psicossociais foi escrito pela diretoria da Avabrum.

História da Medalha

A Medalha de Mérito de Defesa Civil foi instituída pelo Governo de Minas em 4/7/1984. O decreto de criação faz referência ao dia 7/12/1977, data em que a Defesa Civil de Minas Gerais foi reestruturada por meio da Lei nº 7.157, marco importante para a organização e consolidação do sistema no Estado.

Desde então, a medalha se tornou um dos principais instrumentos de valorização de profissionais, instituições e parceiros que contribuem para o fortalecimento da prevenção, da preparação e da resiliência em Minas Gerais.

Defesa Civil de Minas Gerais

A Cedec foi criada em 1972 como um órgão colegiado integrado por representantes de diversos setores da administração estadual, ainda sem vinculação direta a um órgão específico. Em 1977, passou a ser vinculada ao Gabinete Militar do Governador, consolidando a estrutura e o modelo de atuação que permanece até hoje.

A Defesa Civil em Minas Gerais se destaca pela integração entre órgãos estaduais, instituições parceiras e sociedade civil organizada, atuando de forma coordenada pelo Gabinete Militar do Governador para fortalecer a prevenção, a preparação e a resposta aos desastres.

Nos últimos anos, o Governo de Minas realizou o maior investimento da história em proteção e defesa civil, destinando mais de R$ 94 milhões para a compra de 513 kits, com viatura 4x4, notebook, trena digital e coletes reflexivos, beneficiando 494 municípios e fortalecendo a capacidade local de prevenção e resposta a desastres.



Últimas