Governo de Minas inaugura nova sede do Corpo de Bombeiros em Araguari

Espaço garante melhores condições para a corporação atender cerca de 500 mil pessoas em 17 municípios da região

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas inaugurou, nesta sexta-feira (23/5), a nova sede da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), em Araguari, no Triângulo Mineiro, espaço que permitirá uma melhor organização dos equipamentos e da frota, otimizando a prontidão e o deslocamento das equipes de atendimento.

O governador Romeu Zema participou da inauguração da estrutura com a comandante-geral da corporação, coronel Jordana Daldegan, e destacou que a nova sede será fundamental para a operação do Corpo de Bombeiros na região.
 

 

"Com novos equipamentos e uma excelente estrutura, nossos militares vão ajudar a salvar vidas não só em Araguari, mas também nas outras cidades próximas. Nós estamos deixando a condição de trabalho dos militares bem mais adequada", afirmou Romeu Zema.

 
   
   


A nova sede funcionará em um terreno de mais 12,5 mil metros quadrados, com um edifício de dois pavimentos, prontidão de incêndio, salas administrativas, alojamentos, sala de aula, sala de reunião, refeitório, depósitos e sala de operações.

A construção custou R$ 4,6 milhões e substitui a antiga base da 2ª Cia BM, que era cedida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) há 49 anos e já estava com a estrutura defasada, não conseguindo comportar as demandas operacionais, de recursos humanos e logísticos para Araguari e cidades vizinhas.

A 2ª Companhia tem um efetivo de 45 bombeiros militares, distribuídos entre serviço operacional, gestão administrativa, Colégio Tiradentes, Grupamento de Prevenção e Vistoria (GPV) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e é responsável pelo atendimento de aproximadamente 500 mil pessoas, em 17 municípios. "Quando eu cheguei e vi a alegria e o brilho nos olhos dos nossos militares, me deu um orgulho muito grande", disse a comandante-geral do CBMMG. 
 

 

"Nós vamos ajudar cerca de 500 mil pessoas de 17 cidades aqui da região, e da melhor maneira possível, com a estrutura que nossos militares merecem", ressaltou a coronel Jordana Daldegan.

 
   
   


O novo espaço é resultado de um esforço conjunto entre Governo de Minas, Prefeitura de Araguari, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Trabalho (MPT), emendas parlamentares e iniciativas privadas.

Melhorias constantes

De 2019 a 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais recebeu mais de 403 tipos de materiais e equipamentos operacionais, totalizando mais de um milhão de itens, entre bens de capital e de custeio, com um investimento superior a R$ 120 milhões.

A corporação também recebeu 525 novas viaturas neste período, dentro de um esforço contínuo de atualização e modernização dos recursos disponíveis no estado.



Últimas