Governo de Minas inaugura Unidade Básica de Saúde em Várzea da Palma, no Norte de Minas 

Nova sede garante totalidade dos serviços básicos de saúde

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Em Minas Gerais, a saúde está cada vez mais perto da casa dos mineiros. Para ampliar o acesso aos serviços de atenção primária, o Governo estadual inaugurou, nesta sexta-feira (19/12), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosalina Lacerda de Almeida, no bairro Nova Esperança, em Várzea da Palma, no Norte de Minas. A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e contou com o investimento de quase R$ 2 milhões, reforçando a estrutura da Atenção Primária à Saúde (APS) no município. A nova UBS vai funcionar em sede própria, atendendo cerca de 2.500 pessoas. Além deste investimento, foram destinados ao Fundo Municipal de Saúde cerca de R$ 38,3 milhões para melhoria dos serviços de saúde.

Anteriormente, os serviços da unidade eram disponibilizados em um imóvel alugado. Com a limitação física, na antiga sede não eram disponibilizados todos os atendimentos básicos de saúde. O recurso para a construção da nova UBS foi disponibilizado por meio da Resolução SES/MG nº 8.753/2023, reforçando a estrutura da atenção primária no município, que apresenta cobertura de 121,25% de APS. 

Moradora do bairro Nova Esperança, a açougueira Patrícia Rodrigues, 48 anos, explicou que a dispensação de medicamentos, vacinação, acompanhamento odontológico e outros serviços eram oferecidos somente na UBS do bairro vizinho. “A gente precisava atravessar uma estrada perigosa e distante. Agora a gente vai ter todo o serviço em um só lugar”, afirmou.

Usuário dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), o funcionário público Jorge Souza, 68 anos, ressaltou a importância do acesso às demais especialidades de saúde. “A gente vai ter acesso à dentista e outros tipos de consultas. Isso vai ser muito bom pra saúde aqui do município”, comemorou. 

100% de cobertura da Atenção Primária

Durante a inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou o papel estratégico da Atenção Primária como prioridade para o fortalecimento do SUS em Minas Gerais. 

“Vamos chegar, no próximo ano, a 100% de cobertura da atenção primária. Hoje estamos com 98%. Temos mais de 350 novas unidades em construção no estado e a UBS não é um local de doença, mas de prevenção à saúde, de acolhimento e transformação da vida das pessoas”, disse.

A secretária municipal de Saúde de Várzea da Palma, Natália Cabral, enfatizou que a nova estrutura garante mais qualidade no atendimento à população. “Serão 878 famílias com acesso assegurado à atenção primária, além do horário ampliado de funcionamento, com UBS aberta até às 22 horas”, destacou.

Importância da Unidade Básica de Saúde

A UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde, e o Governo de Minas está empenhado em ampliar esse acesso a todos os mineiros. São mais de 350 UBS em construção, reforma, ou que serão inauguradas em 2026. Boa parte delas são obras paralisadas em gestões anteriores, retomadas pelo atual governo.

A nova sede da unidade contará com serviços de acompanhamento do bebê e da gestante, consultas médica e odontológica, consultas de enfermagem, imunização, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exames preventivos, planejamento familiar, grupos de educação em saúde, entre outros.

 



Últimas