Governo de Minas irá implantar UAI em Camanducaia e inicia emissão da Carteira de Identidade Nacional em posto temporário
Atendimentos começaram nesta quinta-feira (17/7) e devem ser agendados previamente
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), irá implantar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) na cidade de Camanducaia, no Sul de Minas. Antes da inauguração, prevista para os próximos meses, os cidadãos já podem, desde esta quinta-feira (17/7), realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em um posto temporário.
A UAI será implantada a partir de um convênio firmado entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Camanducaia em abril de 2024, resultado do programa UAI Compartilha, do Governo de Minas, que amplia o acesso a serviços públicos em parceria com prefeituras e câmaras municipais.
O posto provisório para emissão de CIN está instalado no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Rua Tiradentes, nº 79, no Centro da cidade. O local conta com dois guichês de atendimento e funciona das 8h às 17h, com agendamento prévio, que pode ser realizado gratuitamente pelo Portal MG (www.mg.gov.br) ou pelo aplicativo MG App.
A previsão é que sejam realizados cerca de 700 atendimentos mensais exclusivamente para emissão da CIN.
UAI Camanducaia
A futura UAI Camanducaia beneficiará mais de 89 mil pessoas, abrangendo o município e outras cinco cidades da região: Cambuí, Itapeva, Munhoz, Toledo e Senador Amaral.
Além da emissão da CIN, a UAI deverá ofertar serviços como recuperação de acesso à conta GOV.BR, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), atendimentos relacionados a veículos e habilitação, entre outros. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 4 mil atendimentos por mês.