Governo de Minas lança Operação Natalina 2025 com 5 mil policiais adicionais e campanha antifurtos

Ações utilizam drones, videomonitoramento, reconhecimento facial e redes sociais para ampliar a proteção ao cidadão

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta sexta-feira (5/12), do lançamento da Operação Natalina 2025, realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em todo o estado. O início da operação também marcou o lançamento da campanha publicitária de prevenção a furtos batizada de "Fica ativo, sô!”.
 

 

"Estamos dando início à Operação Natalina 2025, desta vez com a mobilização adicional de 5 mil policiais para garantir que o comércio possa caminhar bem, que as pessoas possam andar com tranquilidade nas ruas e que Minas Gerais possa permanecer como um dos estados mais seguros do país", disse Mateus Simões.

 
   
   

 

A ação, que se estenderá até 31/12, tem como foco a prevenção criminal, especialmente dos delitos contra o patrimônio, e o aumento da sensação de segurança, por meio de ações da polícia de proximidade, para proporcionar tranquilidade e segurança aos mineiros durante o período de compras e festividades de final de ano.

Além do policiamento rotineiro, a ação contará com um reforço de militares, incluindo efetivo das áreas administrativas, dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Missões Especiais (CME) e de Aviação do Estado (Comave) e do Batalhão de Policiamento de Eventos (Bepe). A operação também marcará o primeiro emprego operacional de discentes do Curso de Formação de Soldados.

Serão desenvolvidas ações como o emprego do policiamento a pé e com viaturas em locais estratégicos, buscando aumentar a visibilidade e consequente preservação da ordem pública.

Campanha

A campanha contra furtos “Fica ativo, sô!”, criada em parceria com o Governo de Minas, adota uma estratégia de mídia diversificada para maximizar o alcance das orientações de segurança e fomentar a consciência preventiva da população.

“Essa é uma campanha que tem por objetivo dar dicas de comportamento nas ruas, porque, por mais que a gente tenha policiamento, há sempre algum espertalhão para tentar bater uma carteira ou pegar um celular quando a pessoa está distraída. Então, a ‘Fica ativo, sô!’ visa ensinar o mineiro a se proteger quando ele estiver andando em áreas de grande circulação de pessoas”, explicou Simões.

O foco é a prevenção dos crimes de furtos a pedestres, comércios, residências e veículos. As dicas serão veiculadas por meio de redes sociais, mídia externa, como backbus, painéis de LED, bancas de revistas, abrigos de ônibus e cartazes informativos fixados em pontos estratégicos das cidades.

O objetivo é garantir que as informações de segurança cheguem à população em vários momentos de deslocamento diário, transformando o cidadão em um parceiro ativo na prevenção.

Tecnologia de realidade aumentada

A PMMG também irá potencializar suas ações preventivas da Operação Natalina com o uso de tecnologias como videomonitoramento, reconhecimento facial, drones e o Sistema Hélios, que recebe informações de detecções de placas de veículos feitas por câmeras que possuem tecnologia de leitura inteligente.

“Além disso, no Instagram da instituição (@pmmg.oficial), serão divulgados nos próximos dias diversos vídeos educativos, de maneira que possíveis vulnerabilidades sejam atenuadas e cada cidadão possa contribuir para as medidas de autoproteção. Isso, junto ao emprego da tecnologia, da presença massiva da Polícia Militar em via pública, vai garantir um Natal mais seguro em 2025”, ressaltou o porta-voz da PMMG, Capitão Rafael Veríssimo.

A novidade fica por conta da campanha interativa, por meio de realidade aumentada (RA). Cartazes fixados em comércios e Bases de Segurança exibirão um QR Code que, ao ser escaneado, direcionará o cidadão para dicas de segurança exclusivas repassadas pelo mascote da instituição, PM Amigo Legal, misturando o ambiente real com o virtual.

Segurança no estado

Desde 2019, houve aumento de 60% nos investimentos na segurança pública de Minas Gerais, o que levou o estado à posição de vice-líder no ranking de maior sensação de segurança do Brasil em 2023, além da redução de crimes violentos de 95,5 mil em 2018 para 32,3 mil em 2024, uma queda de 66%. Já os roubos consumados caíram 76%, de 76,6 mil em 2018, para 18,6 mil casos em 2024.



Últimas