Governo de Minas nomeia 15 pediatras para o Hospital Infantil João Paulo II 

Convocação do cadastro reserva vai contribuir para a reposição de equipes na unidade

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas nomeou, nesta terça-feira (19/4), 15 novos médicos pediatras para reforçar a equipe do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), que integra a rede de assistência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)

Os profissionais  preencherão vagas remanescentes de cadastro reserva do concurso público homologado em 2017. O prazo do edital foi estendido após a suspensão da vigência dos concursos públicos, ocasionada pelo cenário de calamidade pública da pandemia de covid-19.

Em resposta aos desafios enfrentados recentemente pelo hospital para composição da escala médica diante da grande demanda de usuários do SUS, principalmente nos serviços de pediatria,  o Estado aprovou a nomeação dos candidatos excedentes para atuarem em prol da assistência. Dessa forma, os novos profissionais contribuirão para integrar a escala da unidade, oferecendo, assim, serviços cada vez mais qualificados para o atendimento a crianças e adolescentes. 

O HIJPII completou 40 anos de atuação e é o único hospital pediátrico totalmente público do estado. Conta com atendimento de emergência, clínica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética, hematologia, infectologia, medicina intensiva, medicina paliativa, neurologia, pneumologia e reumatologia. E também com os serviços de apoio em cirurgia pediátrica, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, terapia nutricional e pedagogia. Além disso, atende crianças com doenças raras e infectocontagiosas, e possui diversos ambulatórios e serviços especializados. 

Novo concurso

Empenhado em recompor o quadro de pessoal da Fhemig, o Governo de Minas também aprovou a abertura de concurso público. O último concurso geral da fundação data de 2012. Nos últimos dez anos, a administração tem reorganizado internamente mão de obra para suprir as necessidades impostas por diversos cenários desafiadores - a exemplo dos surtos sazonais e da pandemia de covid-19 -, sem a oportunidade de recompor as vagas provenientes de desligamentos, falecimentos e outros casos. 

Os novos profissionais irão contribuir para a assistência em saúde nos hospitais da rede e serão alocados nas unidades que não irão passar por alteração do modelo de gestão. “Todos os hospitais da Fhemig serão contemplados no concurso. Com essa nova equipe, que inclui técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, a expectativa é deixar a Fhemig com uma assistência ainda melhor”, diz o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
 



Últimas