Governo de Minas promove conferência para fortalecer integração com municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Com o tema “Conectar pessoas, integrar cidades, transformar vidas”, nona edição do encontro discutiu medidas para melhorar a vida dos mineiros da RMBH e do Colar Metropolitano

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realizou, nesta quarta-feira (26/11), a 9ª Conferência Metropolitana da RMBH, no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O vice-governador Mateus Simões participou do encontro que reuniu gestores públicos, equipes técnicas e representantes da sociedade para discutir soluções integradas que aprimorem políticas públicas essenciais para o dia a dia dos mineiros das 34 cidades da RMBH e dos 16 municípios do Colar Metropolitano.
 

 

"A Conferência Metropolitana tem um papel importante de permitir o ambiente de discussão integrada dos municípios da RMBH, que é um local de muitos desafios e que precisam ser tratados em conjunto. O desafio colocado aqui é crescer a confiança que os entes têm uns com os outros e que o Estado tem com cada um dos municípios, para melhorar a vida dos mineiros", disse Simões.

 
   
   

 

Realizada a cada dois anos pela Agência RMBH, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), a Conferência Metropolitana é um dos principais instrumentos de participação social previstos na legislação estadual, com o intuito de fortalecer a governança interfederativa na RMBH.

“A presença de autoridades, prefeitos e prefeitas aqui hoje, mostra o compromisso dos municípios com temas que moldam o futuro da RMBH. Esse engajamento é fundamental porque a governança metropolitana se faz com proximidade e diálogo, e a conferência cumpre esse papel. É assim que avançamos em soluções coletivas para a vida metropolitana”, destacou a presidente da ARMBH, Ilce Rocha.

O encontro promove a troca de experiências entre municípios, a identificação de desafios comuns e a construção de propostas conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional.

A integração entre órgãos estaduais e prefeituras é essencial para avançar em projetos estruturantes que impactam diretamente as mais de 5 milhões de pessoas que vivem nas cidades da RMBH e do Colar Metropolitano. Esse trabalho conjunto amplia a capacidade de resposta das políticas públicas para garantir maior eficiência na entrega de serviços à população.

Presentes no encontro, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Mila Costa, e o secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Pedro Calixto, destacaram a importância da cooperação regional e da busca por soluções conjuntas para os desafios da RMBH. Em suas falas, reforçaram o papel estratégico do encontro e a necessidade de transformar o diálogo em ações concretas.

A realização da nona edição do evento marca os 16 anos da Agência RMBH, período em que o Estado ampliou o suporte técnico às prefeituras, consolidou instrumentos de planejamento territorial e fortaleceu o modelo de governança compartilhada como eixo das políticas metropolitanas.

Programação

A 9ª Conferência Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte ocorre durante todo o dia. Após a sessão solene de abertura, houve a entrega do Selo de Integração Metropolitana (SIM) 2025, reconhecimento destinado a municípios que desenvolvem boas práticas alinhadas às funções públicas de interesse comum.

Também serão realizadas as eleições dos novos representantes municipais e da sociedade civil para o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM) ao longo desta quarta-feira (26/11).

A conferência também promoverá mesas temáticas com especialistas e gestores, que debaterão os principais desafios contemporâneos da governança metropolitana. Também contará com uma palestra magna do arquiteto e urbanista Cid Blanco Jr., consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenador da Comissão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da União Internacional dos Arquitetos, que analisará tendências globais de planejamento urbano, soluções colaborativas e os desafios das metrópoles contemporâneas.



Últimas