Governo de Minas promove encontro de negócios entre produtores e empreendedores do setor de cachaça em Belo Horizonte

Iniciativa fortalece oportunidades comerciais e amplia acesso a novos mercados

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de ampliar a presença da cachaça mineira no mercado de bebidas, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG)Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e em parceria com o Sebrae Minas, promoveu, nesta segunda-feira (29/9), o Encontro da Cachaça de Alambique Mineira, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A iniciativa gratuita reuniu produtores mineiros e empreendedores de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre em uma agenda de relacionamento voltada para quem busca diversificar produtos e ampliar parcerias de negócios. 

“Produzimos cachaça com qualidade e excelência, mas também precisamos de espaços para levar nosso produto. É isso que movimenta a economia e faz de Minas uma referência no setor de cachaça”, destacou João Fernando, proprietário da Cachaça Século XVIII, produzida no município de Coronel Xavier Chaves, presente ao encontro.

Além da agenda de relacionamento entre produtores e compradores, a programação contou com a palestra “Ouro Líquido de Minas Gerais: desvendando o potencial da cachaça de alambique para o seu negócio, ministrada pelo mixologista Leo Gomes. Durante o evento, ele também lançou uma cartilha com receitas de drinques à base da bebida.

Na avaliação do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes, a iniciativa demonstra o empenho do Governo de Minas em expandir as exportações e fortalecer a presença da cachaça dentro e fora do Brasil.

“Estamos constantemente em busca de novas oportunidades e de espaços que assegurem o reconhecimento da qualidade dos nossos produtores. Para os consumidores, queremos garantir a segurança e a confiança que sempre prezamos”, afirmou Mendes.

Minas Gerais lidera a produção e o registro de cachaças no Brasil

Minas Gerais é o maior produtor de cachaça de alambique do Brasil, respondendo por uma parcela significativa da produção nacional, com volume estimado em 13,5 milhões de litros por ano. 

Somente em 2024, Minas foi o estado com maior número de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados, com um total de 501, o que corresponde a 39,6% dos estabelecimentos do país. São 2.492 cachaças registradas, equivalente a 34,5% das cachaças nacionais. 

O estado possui 501 estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), segundo o Anuário da Cachaça publicado em 2025.



Últimas