Governo de Minas publica guia de referência de dados abertos

Documento busca facilitar acesso da sociedade às informações públicas

  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), lança o Guia de Referência para Uso Cidadão do Portal de Dados Abertos. O objetivo do documento é facilitar o acesso da população às informações públicas disponibilizadas em formato aberto. Além de trazer os principais conceitos sobre o assunto, o material elaborado pela Subcontroladoria de Transparência e Integridade apresenta o passo a passo de como navegar e utilizar as principais funcionalidades do Portal de Dados Abertos do Estado.

Dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura, conforme definição da Open Knowledge Brasil (OKBR) - organização da sociedade civil para o conhecimento livre.

“A divulgação proativa de informações de interesse coletivo ou geral é uma obrigatoriedade da administração pública, sendo o acesso à informação pública um direito universal. O Guia de Referência para Uso Cidadão do Portal de Dados Abertos foi elaborado em linguagem clara e de fácil compreensão, para que as pessoas conheçam e utilizem esse importante repositório de dados do Governo de Minas Gerais. O uso cada vez mais constante do Portal de Dados Abertos reforça a política estadual de transparência pública” explica o superintendente Central de Integridade e Controle Social da CGE-MG, Thomaz Barbosa.

Baixe o Guia de Referência para Uso Cidadão

Portal de Dados Abertos

Minas Gerais lançou, em julho de 2020, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e das entidades do Executivo estadual. O novo portal é referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes, turismo.

Além disso, com o intuito de aumentar a qualidade dos dados e metadados publicados, os novos conjuntos de informações serão documentados conforme padrão de metadados legível por máquina. Isso possibilita, por exemplo, a validação automática se os dados estão em conformidade com a documentação.

Acesse dados.mg.gov.br

Transparência covid-19

Garantindo a transparência pública dos dados relativos à covid-19, o Governo do Estado disponibiliza, desde o ano passado, informações sobre compras emergenciais, doações, casos confirmados e óbitos. Os esforços na publicação de dados em formato aberto possibilitaram o bom desempenho de Minas Gerais no índice de Transparência, projeto da OKBR que avalia a qualidade de informações do Estado sobre a pandemia.



Últimas