Governo de Minas realiza mais de três mil atendimentos durante Mutirão Cidadão em Ribeirão das Neves
Iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) ofereceu 21 serviços essenciais para a população do município
Como o próprio nome diz, o Mutirão Cidadão é uma “praça de serviços procê”. Identidade, certidão, vacinas, reclamações, em um total de 21 serviços essenciais foram oferecidos em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nessa sexta-feira (22/8). Mais de três mil atendimentos foram realizados na primeira edição da ação, promovida pelo Governo de Minas e coordenada pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG).
O dia foi marcado pelo cuidado do Estado com o cidadão, também pela escuta ativa e atenta de cada demanda. Quem passou pelo espaço teve a oportunidade de receber um atendimento humanizado e orientações sobre seus direitos. É o caso do servidor público federal, Erick de Souza Ávila, que conseguiu resolver diversas pendências no mesmo local, tanto para ele quanto para familiares.
“Consegui fazer a certidão de casamento dos meus pais, que era o que mais precisávamos, carteira de identidade, atendimento da Cemig e pedi até a minha certidão de nascimento também. A vantagem é a facilidade, porque para sair é muito complicado. Meu pai tem dificuldade de locomoção, e eu trabalho o dia todo. Muito bom vir em um lugar que a gente pode fazer tudo de uma só vez”, disse o servidor.
Mais do que facilitar o acesso a documentos e serviços públicos, o Mutirão Cidadão se propõe a criar um ambiente de escuta, acolhimento e respeito, especialmente voltado para quem mais precisa. A dona de casa Maria Raimunda Silva saiu do evento satisfeita por resolver o problema da filha, que precisava da carteira de identidade e da certidão de nascimento. “Nem acredito que eu certo. Eu não conseguia fazer o agendamento de jeito nenhum. Aqui, eu consegui e aprendi a agendar”, comemorou Maria Raimunda.
A oferta conjunta de serviços públicos em um único espaço garantiu ao cidadão uma experiência mais eficiente e integral, com a possibilidade de resolver diversas demandas em um só dia. Em vez de buscar atendimento em diferentes locais, com longos deslocamentos e entraves burocráticos. As pessoas encontram, em um mesmo ambiente, apoio qualificado e acolhimento por parte de equipes capacitadas.
“O Mutirão Cidadão nasce com a missão de ouvir e cuidar. Não queremos apenas entregar documentos ou orientações, mas, sim, criar um espaço de acolhimento e proximidade entre o governo e as pessoas. É isso que constrói a cidadania na prática“, afirmou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Serviços próximos, atendimento resolutivo
Um dos serviços mais procurados foi a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais. Quem não conseguiu fazer a emissão na hora teve à disposição a equipe da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) para realizar os agendamentos.
Também foram ofertados atendimentos como a emissão da Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pela Secretaria e Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), regularização de Título de Eleitor e coleta de biometria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito pelo Registro Civil, atualização no CadÚnico, Junta Militar e orientações jurídicas gratuitas pela Defensoria Pública, enquanto o Sine realizou encaminhamentos para vagas de emprego e o Procon orientou sobre direitos do consumidor.
Na área da saúde e cidadania, foram ofertadas ações como vacinação, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, cuidados com a saúde da mulher e divulgação das campanhas Agosto Dourado e Agosto Lilás. A Vigilância Ambiental também esteve presente com ações educativas sobre zoonoses. A Casa da Mulher e a Patrulha da Mulher promoveram atendimentos voltados à proteção e combate à violência doméstica.
A Ouvidoria-Geral do Estado, a Ouvidoria Municipal e as ouvidorias da Copasa e da Cemig atuaram com registro de manifestações, esclarecimento de dúvidas e divulgação de canais para registro de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios.
Ao final do dia, o que se viu no Parque Ecológico foi mais do que filas e atendimentos. Foi um movimento de escuta ativa, atenção às necessidades reais da população e fortalecimento da cidadania. Um gesto de compromisso com o presente e com o futuro dos mineiros.
Primeira de muitas
Esta foi a primeira edição do Mutirão Cidadão, e outras estão previstas em diferentes municípios da RMBH, como Sabará (19/9) e Santa Luzia (31/10) A proposta é simples: levar o governo até onde o povo está. De forma direta, prática e acessível.