Governo de Minas recebe cadetes da Polícia Militar do Acre para realização do Curso de Formação de Oficiais

Militares vão passar três anos em Belo Horizonte em treinamento e especialização para contribuir para a segurança pública do estado do Norte do país

Cristiano Machado / Imprensa MG

Referência entre as polícias militares de todo o Brasil, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) será responsável pelo aprendizado de 27 novos cadetes vindos do Acre, no Norte do país. A recepção foi realizada nesta terça-feira (27/2) na Academia da Polícia Militar do estado, no bairro Prado, em Belo Horizonte.

Acompanhado pelo governador do Acre, Gladson Cameli, e pelo o coronel Luciano Dias Fonseca, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, conheceu os novos cadetes e destacou a importância que o Governo do Estado dá à segurança pública.

"É um orgulho muito grande estarmos participando da formação daqueles que, no futuro, vão comandar a Polícia Militar do Acre. É uma satisfação muito grande também ter essa parceria entre os dois governos. A Polícia Militar de Minas Gerais é um dos grandes orgulhos dos mineiros e eu tenho certeza que sairão muito profissionais exemplares para o estado", disse o governador na solenidade.

"É sempre uma felicidade muito grande participar de um ato na Polícia Militar. Eu me identifico muito com uma instituição que preza pela disciplina e ética. Só se constrói uma sociedade melhor com esses princípios", afirmou Romeu Zema.

Para o governador do Acre, a integração entre os estados vai gerar frutos positivos no futuro. “Quem mais se beneficiará com uma iniciativa como essa será a população acreana. Essa união entre as PMs de Minas e do Acre, que acontece através desse curso, é um exemplo a ser seguido por outros estados. Por isso, agradeço de coração ao governador de Minas, Romeu Zema, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi”, disse o governador Gladson Cameli.

A parceria é resultado do convênio firmado, em dezembro de 2023, entre o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca.

Os cadetes são recém-aprovados no Concurso Público para Aluno Oficial Combatente da Polícia Militar do Acre. Eles serão incorporados a uma turma de 211 cadetes da PMMG, que já se encontra na quinta semana do Curso de Formação de Oficiais. "Para a Polícia Militar de Minas Gerais, é uma honra receber cadetes da Polícia Militar do Acre contribuindo, assim, com a segurança pública do Brasil", ressaltou o coronel Rodrigo Piassi.

O tenente-coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto, comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), ressalta que receber os novos cadetes é uma missão de grande importância. “É uma responsabilidade enorme. São eles que carregarão o nome da Polícia Militar de Minas Gerais para o Acre. Então, para nós é uma honra muito grande e uma responsabilidade muito grande, pois eles deixaram as suas famílias e vão ficar integralmente a disposição da polícia mineira”, ressaltou.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Sonho realizado

A Academia da Polícia Militar de Minas Gerais é reconhecida em todo o país. Para a cadete Ligia Keetly Silva Alexandrino Chalub, recém chegada do Acre, estudar em uma das melhores academias de polícia do Brasil é um sonho realizado.

“Receber a notícia que teríamos a oportunidade de nos formar na escola bicentenária de formação de oficiais aqui de Minas Gerais foi de extrema felicidade. É uma honra muito grande fazer parte dessa história, pois a academia de Minas Gerais é conhecida nacionalmente pela sua excelência na formação de oficiais. É um desafio para nós deixar nossa família, nossos lares. Isso é um compromisso nosso com o estado do Acre e Minas Gerais”, disse.

Os novos cadetes vieram de ônibus em uma viagem que durou quadro dias. No Acre, eles deixaram suas famílias em busca de aprimoramento e esperam retornar com conhecimento para servir e proteger a população.

“Foi uma viagem necessária. É muito gratificante estar vivendo isso. Vamos passar três anos longe da família, mas estamos vivendo um sonho. Buscamos isso e agora estamos conseguindo realizar”, completa a cadete Luana Nogueira Sampaio.

A troca de experiências vividas pelos militares de diferentes estados pode e agregar mais conhecimento a todos, segundo o cadete Diogo Victor de Oliveira, da PMMG. “É um momento ímpar essa integração com a polícia do Acre. A segurança pública é prioridade em todo país, por isso, é uma alegria muito grande poder estar recepcionando outros militares e ajudando eles a se formarem”, concluiu.