Governo de Minas recebe delegações dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 em Uberlândia

Estudantes-atletas de todo o Brasil desembarcaram em Minas para a competição que ocorre durante o mês de outubro

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema deu as boas-vindas, nesta segunda-feira (6/10), às delegações dos 26 estados e do Distrito Federal que vão disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia. A cerimônia acolheu milhares de estudantes-atletas, técnicos e dirigentes que vão participar da competição, na cidade do Triângulo Mineiro, até o dia 28/10.

Após 19 anos, desde que foram realizados em Poços de Caldas, os jogos voltam a ser disputados no estado, o que o governador destacou reforçar o compromisso do Governo de Minas em investir no esporte escolar, consolidando Minas Gerais como referência nacional. "Hoje é um momento muito importante para Uberlândia e para Minas Gerais, com a realização, depois de muitos anos, dos JEBs aqui no estado", afirmou.

O retorno dos JEBs a Minas ocorre em um momento especial, após uma edição histórica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que tiveram recorde de adesão, com 100% dos municípios mineiros inscritos em 2025. Os jogos tiveram investimento estadual de mais de R$ 25 milhões, contemplando 32 modalidades, 18 olímpicas e 14 paralímpicas.
 

 

"Fico muito feliz de ver que na minha gestão estamos dando todo o apoio ao esporte, que vai muito além de saúde. Esporte significa trabalho em equipe, disciplina e visão de longo prazo. E isso faz com que a nossa juventude veja no esporte que a vida exige dedicação para conquistas futuras", definiu Romeu Zema.

 
   
   


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) acompanham de perto a delegação mineira que vai representar o estado nos JEBs. Ao todo, serão 272 integrantes, sendo 215 estudantes-atletas, 17 dirigentes e 40 professores/técnicos, representando 113 escolas de 51 municípios.
 

 

"Minas é a casa do esporte e investe de maneira consistente para revelar talentos porque acredita no esporte como ferramenta de desenvolvimento social, capaz de transformar vidas e abrir caminhos para o futuro", afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Alê Portela.

 
   
   


"A competição também é um espaço de aprendizado, de convivência e de revelação de talentos que podem levar o nome do Brasil para o cenário internacional", destacou a secretária Alê Portela, lembrando que, além possibilitar o intercâmbio esportivo e cultural entre jovens de diferentes regiões do Brasil, os jogos também definem os representantes do país nos Jogos Sul-Americanos Escolares, principal evento internacional da categoria sub-14.

Oportunidades

Os Jogos Escolares Brasileiros compõem o calendário oficial de competições da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A disputa reúne estudantes-atletas de 12 a 14 anos em 18 modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

"É uma emoção muito grande participar dos jogos escolares. Eu nunca tinha participado, mas esse ano eu conversei lá na minha escola e deu certo. Para mim, os jogos escolares vão ser uma oportunidade para eu competir naquilo que eu gosto e faço desde os 4 anos de idade", afirmou o judoca Liam Martins Goulart, estudante-atleta de 14 anos.

Ele está tendo a oportunidade de estar nos JEBs na própria cidade, assim como a estudante-atleta do vôlei de Uberlândia, Maria Eduarda, também de 14 anos. "Participar dos JEBs é uma experiência incrível porque é um campeonato muito grande e que proporciona muitas coisas para nós, atletas. E isso pode ajudar também a pessoa que não é da vida esportiva a ter esse hábito de praticar esporte e criar um hábito social melhor”, disse Maria Eduarda.

Minas Gerais possui um histórico expressivo de participação nos JEBs. Em 2023, o estado se destacou ao conquistar 72 medalhas. No ano passado, foram 65 medalhas em modalidades como atletismo, handebol, futsal e atletismo adaptado, evidenciando a força do esporte escolar mineiro no cenário nacional.

Passaporte Mineiro do Conhecimento (Cristiano Machado / Imprensa MG)


Educação

Durante o evento de recepção às delegações participantes dos JEBs, o governador Romeu Zema também realizou a entrega simbólica de laboratórios móveis de Ciências AutoLabor a seis escolas da rede estadual da região. Os equipamentos contêm kits para experimentos de Física, Química e Biologia e que valorizam metodologias que tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas.

Os laboratórios móveis foram entregues para a Escola Estadual Teotônio Vilela, em Uberlândia, as escolas estaduais Isolina França Soares Torres, São Judas Tadeu, Professor Antônio Marques e Paes de Almeida, em Araguari, e para a Escola Estadual Clertan Moreira do Vale, em Tupaciguara

Zema também fez a entrega de um passaporte simbólico para seis alunos selecionados pelo programa Passaporte Mineiro do Conhecimento na região, e do certificado de Alfabetização Nota 10 para a Prefeitura de Uberlândia.



Últimas