Governo de Minas recebe prêmio de boas práticas em competitividade entre Estados

Programa premiado, Minas Comunica II, levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros

Seplag / Divulgação

O Governo de Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (13/9), um importante reconhecimento às iniciativas de acessibilidade dos serviços de telecomunicações promovidas pelo Estado. O Programa Minas Comunica II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), foi premiado na categoria Boas Práticas do Prêmio Excelência em Competitividade, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A premiação visa reconhecer os Estados que têm desenvolvido políticas de impacto, conforme os indicadores e pilares do Ranking de Competitividade dos Estados. O prêmio foi recebido pela secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e pelo subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

O Programa Minas Comunica II levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros que não eram contemplados com o serviço, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. De acordo com a secretária Luísa Barreto, a medida garantiu desenvolvimento socioeconômico e impactou positivamente pequenas comunidades, empresas e serviços locais.

"O reconhecimento pelo Prêmio Excelência em Competitividade coroa o resultado do Programa em reduzir os fossos digitais em um contexto de transformação digital, abrindo portas para a manutenção de programas de expansão de conectividade no estado de Minas Gerais", ressaltou.

O subsecretário Rodrigo Diniz apontou o desafio de executar o programa. "Levar conexão para 707 distritos mineiros exigiu articulação com diversos atores, mas garantir conectividade para mais de um 1 milhão e meio de mineiros, promover o desenvolvimento da economia local e possibilitar o acesso a serviços públicos digitais, seja na web ou pelo aplicativo MG App, valeu todo o esforço", destacou.

Minas Comunica II

O Minas Comunica II também já foi premiada com o 1º lugar pelo Prêmio Internacional Gestão de Resultados para o Desenvolvimento, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no ano passado. A iniciativa foi destaque, ainda, na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) para redução das desigualdades regionais por meio da promoção do desenvolvimento econômico e social das regiões.

O programa é coordenado pela Seplag-MG e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) na construção da forma de financiamento, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no processo de fiscalização da qualidade do sinal, e da Operadora Telefônica Brasil S.A (Vivo), que foi a vencedora do chamamento público e responsável pela instalação da infraestrutura de telefonia móvel.

Alô, Minas!

Para garantir a expansão do Programa Minas Comunica II, o Governo de Minas lançou, em 2020, o Programa Alô, Minas!, que irá atender 157 localidades e distritos de Minas Gerais com telefonia móvel e internet 4G. Até agosto de 2022, já foram ativadas 21 antenas, com mais de 18 mil pessoas beneficiadas.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.