Governo de Minas reconhece servidores que se destacaram no atendimento ao cidadão e promoção da transparência

Prêmio Destaques da Ouvidoria e da Transparência valoriza atitudes que fortalecem a máquina pública e contribuem para uma relação mais transparente com a sociedade

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema entregou, nesta segunda-feira (1/9), na Cidade Administrativa, na primeira edição do Prêmio Destaques da Ouvidoria e da Transparência aos servidores estaduais que se destacaram no atendimento ao cidadão e promoção da integridade no serviço público. A homenagem reforça o princípio fundamental da boa gestão que é colocar a população no centro das políticas públicas e agir com transparência e responsabilidade.

Foram agraciados 27 servidores da Ouvidoria Geral do Estado (OGE/MG), da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e profissionais que atuam como pontos de atendimento dos órgãos responsáveis pelas manifestações e pedidos de acesso à informação, que se destacaram nos últimos 12 meses pelo comprometimento, qualidade das respostas e eficiência na resolução das solicitações feitas pelos cidadãos mineiros, entre elas as feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI). 

Na cerimônia, o chefe do Executivo mineiro reafirmou o compromisso com Governo de Minas com a ética, transparência, o bom atendimento ao cidadão e ao combate à corrupção.

“Fico muito satisfeito com o comprometimento, com o desempenho, com tudo o que vocês têm feito. Fizemos um grande avanço nesses seis anos e oito meses em relação à nossa ouvidoria. Hoje ela é muito mais conhecida e reconhecida pelos mineiros, que sabem que têm um canal para reclamar, para se posicionar e elogiar”, disse Romeu Zema.

“Da mesma forma, avançamos com nossa controladoria ao adotar práticas transparentes e ao ampliar a responsabilidade com as coisas públicas, pois acreditamos que, onde a transparência chega, a corrupção recua, as pessoas ruins perdem espaço e as boas ganham. É isso que nós queremos no setor público e é o que estamos fazendo aqui em Minas”, concluiu o governador.

A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, reforçou que o prêmio simboliza o reconhecimento de um trabalho coletivo, de servidores que possuem a humildade como característica comum.

“Esse espírito de escuta ativa e compromisso com a verdade está no centro do modelo de gestão que temos construído em Minas Gerais: um estilo de governança que valoriza a transparência, não apenas como obrigação, mas como um princípio de respeito, que não se afasta nunca do interesse público. Um modelo de Estado próspero”, destacou.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, relembrou os resultados do Governo de Minas nos rankings de transparência, que ocupa o nível máximo nas principais avaliações do setor.

“Embora todos esses bons resultados sejam importantes, a cultura de transparência é o legado que queremos deixar para a administração pública, e esse legado só é possível graças ao trabalho dos interlocutores da Lei de Acesso à Informação que atuam em todo o Estado”, declarou.

Destaques da Ouvidoria e da Transparência

A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar atitudes que fortalecem a máquina pública e contribuem para uma relação mais transparente com a sociedade. Ao homenagear os melhores desempenhos, o Estado demonstra que a excelência no atendimento e o compromisso com a ética são prioridades da atual gestão.

Com essa ação, Minas Gerais reafirma que não há gestão pública eficiente sem integridade, nem desenvolvimento sustentável sem respeito ao cidadão.

Agraciados:

- Pela Ouvidoria Geral do Estado: Vera Ilda Torres Menezes, Mariana Louise Coelho Galan Ribeiro, Juliana de Oliveira, André Luiz Nogueira, Tainara Lorena Sampaio da Silva, Vinícius Eustáquio Sandim Arruda, Alexandre Goulart Miranda, Juliana Lara Rodrigues e Fábio Daniel Lopes Marinas.

- Pela Controladoria-Geral do Estado: Larissa Thainá Machado Guilherme e Flávia Marques Vilela.

- Pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG): Amanda Cristina Miranda e João Guilherme Britto Vieira.

- Pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG): Pedro Henrique Rabelo Bezerra e Paulo Cesar do Carmo.

- Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG): Célio César dos Santos Aparecido.

- Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad): Amanda Cruz Parrela.

- Pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG): Letícia Borges Marra Soares e Noêmia de Lourdes Furtado.

- Pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG): Mayla Magalhães de Souza.

- Pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg): Patricia Vinte Di Iório.

- Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag): Marilene Bretas Campos e Rodrigo Diniz Lara.

- Pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp): Ana Paula de Almeida Vieira Dolabella e Patrícia Aparecida Brugger de Oliveira.

- Pela Secretaria de Estado de Governo (Segov): Elinéia Gomes de Sousa.

- Pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA): Ariana Aparecida de Souza.



Últimas