Governo de Minas reconhece situação de emergência em mais sete municípios atingidos pelas chuvas; ao todo são 145

Servas faz campanha e amplia número de pontos de coleta para receber doações às famílias desabrigadas

Subiu para 145 o número de municípios mineiros em situação de emergência devido às intensas chuvas das últimas semanas. Desde o início do período chuvoso, em outubro de 2021, 19 pessoas morreram, 13.756 ficaram desalojadas e 3.481 desabrigadas (dados atualizados em 11/1). As informações foram divulgadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

O governador Romeu Zema assinou decreto de luto oficial de três dias em todo o estado de Minas Gerais em sinal de pesar às vítimas da tragédia em Capitólio e em respeito aos mineiros afetados pelos fortes temporais dos últimos dias.

O governo mineiro também liberou mais de R$ 1,2 milhão para a aquisição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza, colchões e kits dormitório, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec).

Até o momento, mais de 10 mil itens de ajuda humanitária (cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza, colchões, roupas e kits dormitório) foram entregues aos municípios para assistência à população nas regiões atingidas.

CampanhaPara arrecadar donativos para os desabrigados e desalojados, o Serviço Social Autônomo (Servas) criou a campanha “SOS Chuvas Minas Gerais”. Os itens mais solicitados são água, alimentos não perecíveis, cobertores, colchões, roupas de cama, itens de higiene pessoal e material de limpeza. Juntamente com a Cemig, pontos de coleta estão sendo disponibilizados para a coleta de doações.

De acordo com o diretor de Investimento Social do Servas, Rodrigo Fernandes, para aumentar o volume de doações a entidade ampliou o número de pontos de coletas. Em Belo Horizonte, os shoppings Pátio Savassi, BH Shopping e Diamond passam a receber os itens, além dos supermercados Verdemar, Supernosso e Apoio Mineiro.

Todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, delegacias da Polícia Civil, Cemig e o Servas continuam recebendo os donativos. O endereço do Servas é Avenida Cristóvão Colombo, 683. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3349-2400.

Os pontos de coleta de doações da Cemig para a campanha são os seguintes:

Agências da Cemig

1. Ipatinga (Rua Uberlândia, nº 321, Centro)
2. Itabira (Rua Topázio, 45, Areão)
3. Paracatu (Rua Matias Mundim, 337, Santa Lúcia)
4. Varginha (Rua Presidente Antônio Carlos, 538, Centro)
5. Divinópolis (Rua Itapecerica, 151, Centro)
6. Pará de Minas (Rua João Alexandre, 670, Dom Bosco)
7. Montes Claros (Rua Padre Augusto, 550, Centro)
8. Almenara (Rua Hermano de Souza, 214, Centro)
9. Teófilo Otoni (Praça Germânica, 16, Centro)
10. Salinas (Avenida Frederico Leão Bitencourt, 64)
11. Januária (Avenida Cônego Ramiro Leite, 17, Centro)
12. Uberlândia (Avenida João Pinheiro, 1373, Aparecida)
13. Patos de Minas (Avenida Prefeito Camundinho, 861, Lagoa Grande)
14. Pouso Alegre (Praça João Pinheiro, 194, Centro)
15. Betim (Praça Tiradentes, 84)
16. Edifício Sede da Cemig em Belo Horizonte (Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho)

Comitê

Com o agravamento do cenário, o Governo de Minas criou um Comitê Gestor de Medidas de Prevenção e Enfrentamento das Consequências do Período Chuvoso, que conta com as Forças de Segurança e secretarias de Estado para dar apoio aos municípios atingidos.

As regiões com maior número de ocorrências estão sendo monitoradas em tempo real e recebendo apoio das equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Além disso, para agilizar as ações de resposta, restabelecimento, recuperação e reconstrução, a Defesa Civil auxilia as prefeituras no preenchimento da documentação exigida para acesso aos recursos da União.