Governo do Estado autoriza a manutenção de 193 contratos temporários para o Hospital Universitário

Vigência inicial será por mais de 180 dias e será determinante para a manutenção dos serviços mais complexos no HUCF

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), obteve nesta terça-feira (28/12) a confirmação, do Governo de Minas Gerais, quanto à manutenção de 193 contratos temporários na unidade. A decisão foi comunicada oficialmente pelo secretário-geral do Estado, Mateus Simões, em ofício ao reitor Antonio Alvimar Souza.

A validade será por um período inicial de 180 dias, a partir de 31/12/2021, quando terminará a vigência do decreto de calamidade pública pela pandemia de covid-19. No entanto, conforme exigência do Governo do Estado, a renovação dos contratos é para permitir a continuidade da assistência médico-hospitalar relacionada aos efeitos do coronavírus.

Após parecer favorável, a decisão de manter os contratos temporários para a Unimontes foi aprovada pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), órgão responsável pelas questões relacionadas a gastos com pessoal, suporte financeiro e de impacto orçamentário em Minas Gerais.

Como justificativa, a Reitoria apresentou ao Estado dados que evidenciam a importância da renovação desses contratos para garantir o funcionamento dos serviços essenciais e a manutenção da qualidade no serviço de saúde da comunidade local e regional.Ainda no pedido, foram consideradas as áreas da terapia intensiva, referência no atendimento dos casos mais complexos como maternidade e pediatria, e que foi ampliado neste período de pandemia.

Atendimento

“A equipe do Estado foi extremamente atenciosa e entendeu a necessidade da situação ao ouvir as demandas apresentadas pela Unimontes e orientar a Universidade sobre os procedimentos formais para encaminhamento”, pontua o reitor da Unimontes.

Com a decisão do Estado, a superintendente do HUCF/Unimontes, Príscilla Izabella de Menezes, explica que a unidade manterá os 193 servidores temporários em várias áreas assistenciais. "São profissionais que prestam a assistência e a atenção direta aos usuários e pacientes acometidos pela Covid-19, como enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêuticos, técnicos de Farmácia, técnicos de laboratórios, biomédicos e técnicos de Radiologia, entre outros".

O Hospital da Unimontes é referência para o Ministério de Saúde e para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no atendimento dos casos de covid-19. “A manutenção da estrutura é determinante para preservar a qualidade do atendimento à comunidade, levando-se em conta que o HUCF é o único 100% gratuito para uma grande parcela do Estado", conclui Priscilla.

O reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, ainda destacou, mais uma vez, a atenção dispensada pela equipe do Governo de Minas em mais um pleito apresentado pela gestão. Além do secretário-geral do Estado Mateus Simões, o reitor fez um agradecimento especial à equipe do Estado que tratou da questão diretamente com a Unimontes: secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel (da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Seplag), o subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Rodrigo Amaral de Assunção, e o diretor central de Controle e Operações Financeiras (DCCOF), Felipe Afonso Costa.